No retorno de viagem, Riedel vai a debate sobre COP 30
Progressista reassumiu o governo após acompanhar a primeira-dama em maratona.

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), reassume o Estado nesta quarta-feira (15), com discussão sobre a COP30 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas). O progressista cumpre agenda interna em Campo Grande durante a manhã e, na sequência, segue para Brasília, onde participará do CNN Talks, evento que reúne lideranças do setor público e privado para discutir sustentabilidade.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, retoma suas atividades após viagem aos Estados Unidos e participa de debate sobre a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas. Ele destacará as iniciativas ambientais do Estado, como a meta de neutralidade de carbono até 2030 e avanços na pecuária sustentável. Riedel também abordará o REDD+, focado na redução de emissões e recuperação de áreas degradadas. O evento, realizado em Brasília, reunirá lideranças públicas e privadas para discutir temas como mercado de carbono e transição energética.
Esta será a última edição do encontro antes da Conferência em Belém, no Pará. Entre os temas que serão discutidos, estão o mercado de carbono, a transição energética e o financiamento climático no Brasil.
- Leia Também
- Renúncia fiscal do Estado com ICMS vai ultrapassar R$ 13,4 bilhões até 2028
- Governo quer empréstimo de US$ 80 milhões para PPP do Hospital Regional
Riedel participa do painel “Do Compromisso à Ação: Sustentabilidade na Prática”, ao lado do vice-presidente de Comunicação, ESG e Relações Institucionais da Acelen; da assessora especial do ministro de Minas e Energia, Mariana Espécie; e do secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, João Paulo.
Em julho deste ano, o governador foi a São Paulo para o evento e destacou o propósito de que o Estado seja considerado carbono neutro até 2030. Ele citou que ainda levará à COP30 os avanços na pecuária no Estado, com redução de áreas utilizadas e aumento de produtividade; abordará o chamado REDD+ (Redução das Emissões de Desmatamento e Degradação Florestal), com ações de preservação e a recomposição de áreas degradadas.
Sobre a pecuária, o governador mencionou a migração de áreas degradadas para atividades de maior produtividade, como o plantio de eucalipto, citricultura e grãos, que exigem manejo contínuo e, portanto, apresentam um balanço mais positivo no balanço de carbono, o que foi verificado em anuário climático sobre o bioma Cerrado.
O evento contará com a participação do presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago; do governador do Pará, Helder Barbalho; da secretária nacional de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Julia Cruz; do diretor de Relacionamento com Clientes da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), Rogério Santana; da diretora executiva de Sustentabilidade do Bradesco, Silvana Machado; do CEO do Global Wind Energy Council e presidente da Global Renewables Alliance, Ben Backwell; entre outros.
Maratona - Riedel viajou para os Estados Unidos na última quinta-feira (9) para acompanhar a primeira-dama, Mônica Riedel, na Maratona de Chicago, que aconteceu no último domingo (12). Durante a ausência, o vice-governador, José Carlos Barbosa, o “Barbosinha” (PSD), comandou o Executivo estadual.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.