ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Obras do pacote milionário de Bernal estão paradas, constatam vereadores

O prefeito anunciou a retomada de 44 obras abandonadas na Capital, porém a maioria ainda aguarda o início dos trabalhos

Alberto Dias | 15/06/2016 13:11
Parlamentares ironizam placa afixada em obra "tomada" pelo mato. (Foto: Fernando Antunes)
Parlamentares ironizam placa afixada em obra "tomada" pelo mato. (Foto: Fernando Antunes)

Uma nova placa, colocada ali há 20 dias, anuncia que as obras da escola do bairro Paulo Coelho Machado, região sul de Campo Grande, serão finalmente retomadas. Porém, a alegria dos estudantes que precisam se deslocar até o bairro Universitário durou pouco, haja visto que nenhum operário pisou no local desde então. Quem marca presença na obra, quase pronta há alguns anos, é o mato alto, insetos e sujeira.

A situação foi verificada na manhã desta quarta-feira (15) por vereadores, durante nova blitz surpresa em obras abandonadas na Capital. "Essa é a obra retomada pela Prefeitura?", questionava Chiquinho Telles (PSD). Ao conversar com uma moradora que vive em frente ao local, o parlamentar ficou espantando em saber que um homem foi encontrado morto dentro da obra há cerca de um mês.

Para a empregada doméstica, Clariane Souza de Oliveira, que mora ali há quatro meses, a escola facilitará "e muito" a vida das duas filhas, que precisam pegar várias conduções para estudar, já que a escola mais próxima, no Jardim Canguru, não tem vagas. "Ficamos animados achando que a escola já ia funcionar, mas não é bem assim", reclamou. A poucos metros dali, a pracinha entre os condomínios, construídos há cinco anos pela empresa mexicana Homex, está tomada pelo mato e não há sinal de manutenção.

O caso se repete no Ceinf (Centro de Edução Infantil) do bairro Vespasiano Martins, onde a mesma placa foi afixada. Apesar de seis operários esta manhã no local, os trabalhos parecem ainda não ter começado, diante do mato alto característico das dezenas de obras que seguem paralisadas desde a gestão do ex-prefeito Nelson Trad (PDT). Em uma sala do Ceinf, o mestre de obras Jair Rodrigues, explicou que a limpeza deve estar concluída na próxima semana e os materiais chegarão na sequência para concluir a obra no prazo de seis meses.

Obra do Ceinf no Vespasiano Martins: quase pronta há alguns anos. (Foto: Fernando Antunes)
Obra do Ceinf no Vespasiano Martins: quase pronta há alguns anos. (Foto: Fernando Antunes)

A blitz conferiu ainda o atendimento na unidade de saúde do bairro Paulo Coelho Machado, onde tudo funcionava a contento, com exceção da falta de medicamento e farmacêutico. "Remédios entregues por servidores administrativos é recorrente em diversas unidades, trazendo risco aos pacientes, até de morte", disse o vereador Ayrton Araújo (PT), que notou a falta de antibióticos e medicamentos de uso contínuo. Também participaram da ação os petebistas Francisco Luiz Saci e Waldecy.

Posição do Município - Ao Campo Grande News, a Prefeitura explicou que a o Ceinf do Vespasiano já foi retomado e que as obras na primeira escola citada devem iniciar em julho. Conforme a assessoria, outras obras estão em fase de levantamento, medição e compra de materiais, e serão retomadas após esta etapa. Por fim, informaram que há operários nas obras de Ceinfs nos bairros Zé Pereira, Vila Popular e Jardim Talismã e de UBSFs no Jardim Paradiso, Residencial Oliveira II, Vila Cox, Zé Pereira, Res. Ana Maria do Couto e Cristo Redentor.

Entenda - Em 25 de maio, o prefeito Alcides Bernal reuniu sua equipe técnica, secretários e servidores em solenidade em que anunciou investimentos de R$ 45 milhões para a retomada de 44 obras, num dia que classificou como "histórico, em que a cidade quebrada voltava a crescer”. Do total, R$ 11 milhões são contrapartida da administração municipal e o restante é proveniente do governo federal. Na ocasião, garantiu que algumas seriam inauguradas até o fim de junho, outras até o fim do ano e o restante em 2017.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias