ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Olarte entra com pedido para que TJ deixe de julgar processo em que é réu

Paulo Yafusso | 27/08/2015 19:56
Agora vice-prefeito, Gilmar Olarte quer que processo retorne para o Fórum e saia do TJ (Foto: Fernando Antunes)
Agora vice-prefeito, Gilmar Olarte quer que processo retorne para o Fórum e saia do TJ (Foto: Fernando Antunes)

Alegando que com a recondução de Alcides Bernal (PP) à Prefeitura de Campo Grande perdeu o foro privilegiado, o vice-prefeito Gilmar Olarte (PP) entrou com pedido no TJ/MS (Tribunal de Justiça) para que o processo que responde seja analisado pelo juiz de primeiro grau, e que assim seja tornado sem efeito o seu afastamento do cargo de prefeito. Além disso, requer que o TJ reconheça que passa a ser incompetente para prosseguir com o processo.

Pela Constituição Federal, apenas o prefeito tem foro privilegiado e responde a processo nas instâncias superiores, a começar pelo TJ. Voltando a ser vice-prefeito Gilmar Olarte passaria a responder a qualquer tipo de processo em primeiro grau, ou seja, na Comarca. O pedido apresentado pelo advogado de Olarte, Jail Azambuja, foi entregue no dia da Operação Coffee Break, como manifestação do réu ao processo.

O pedido já está sendo analisado pelo desembargador do processo, Luiz Cláudio Bonassini da Silva, o mesmo que Gilmar Olarte havia arguido suspeição por considerar que estaria julgando o caso com rapidez injustificada. Não há prazo para que o pedido seja analisado.

Para o advogado constitucionalista André Borges, no atual cenário a tendência é de que o Judiciário analise todos os casos relacionados ao troca-troca na Prefeitura com mais cautela, tendo em vista que a decisão que reconduziu Alcides Bernal à Prefeitura tem caráter liminar, ou seja, ainda pode ser modificada em grau de recurso.

O advogado Ronaldo Franco explica que de qualquer forma o advogado de Olarte estaria obrigado a adotar esse procedimento, chamado tecnicamente de “deslocamento de foro”. Como Gilmar Olarte perdeu o foro privilegiado, esse seria o caminho natural. Segundo Franco, ao pedir para que o processo retorne para o primeiro grau, o vice-prefeito passaria a ter a possibilidade de entrar com recurso em segunda instância no TJ, sem necessitar recorrer aos órgãos de Brasília. E nesse caso, o desembargador Luiz Cláudio Bonassini estaria impedido de julgar o caso, por já ter feito parte no julgamento da ação que o afastou da Prefeitura.

Nos siga no Google Notícias