ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

ONGs do Estado estão proibidas de fazer convênio com o Governo Federal

Wendell Reis | 10/03/2012 11:32

Convênios do ECOA e do Pontão de Cultura Guaikuru apresentaram irregularidades graves

As ONGs (Organizações Não Governamentais) de Mato Grosso do Sul, Pontão de Cultura Guaikuru e ECOA-ECOLOGIA & ACAO estão entre as 164 entidades privadas sem fins lucrativos declaradas pela CGU (Controladoria-Geral da União), impedidas de fazer convênios com o Governo Federal.

Segundo a CGU, as suspensões ocorreram após análise feita por vários ministérios sobre a regularidade na execução dos convênios, conforme decreto da presidente Dilma Rousseff (PT) em outubro do ano passado.

As entidades passam a integrar o Cepim (Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas), disponível no Portal da Transparência da CGU, bem como a responder a Tomadas de Contas Especiais, para à quantificação dos prejuízos e possível ressarcimento aos cofres públicos.

Foram analisados 1.403 convênios em execução e com parcelas a serem liberadas em outubro do ano passado, quando o decreto foi publicado. Destes, 305 tiveram restrições e 164 apresentaram irregularidades graves, sendo impedidas de celebrar novos convênios com o governo.

Pontão de Cultura Guaikuru - A CGU aguarda prestação de contas de um convênio de R$ 150 mil - valor da última prestação - do Pontão de Cultura Guaikuru. O convênio foi celebrado para a realização das mostras “Os Povos Indígenas no Cinema Brasileiro” e “O Olhar dos Povos Indigenas”, a serem exibidas no CineCultura e em outros doze locais. Os filmes retratavam a cultura indígena, seguidos de debates com os realizadores, representantes indígenas e jornalistas.

ECOA-Ecologia e Ação - A CGU está analisando a prestação de contas do ECOA. O convênio de R$ 138.675,53 – valor da última parcela – foi celebrado para “implementar uma estrutura interinstitucional de logística e pessoal para desenvolver um Censo Estrutural da Pesca na Bacia do Alto Paraguai, em diversas regiões e municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, viabilizando as condições básicas para a implementação e futura manutenção de uma rede de informações sobre estatística de desembarque pesqueiro, possibilitando o monitoramento e o controle”.

Nos siga no Google Notícias