ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Moka: ONU crê que cooperativismo ajude mundo a superar crise

Da Redação | 03/11/2011 17:35
Moka durante a abertura da 66ª Assembleia Geral da ONU.
Moka durante a abertura da 66ª Assembleia Geral da ONU.

O senador Waldemir Moka (PMDB) diz que a Organização das Nações Unidas (ONU) está convencida de que o cooperativismo será um dos sistemas que ajudará o o mundo a superar as seguidas crises que têm atingido a economia de países como Estados Unidos e Grécia.

O senador sul-mato-grossense participou da 66ª Assembleia Geral da ONU, realizada segunda-feira (31), em Nova York. Foram debatidos temas como a importância das cooperativas no desenvolvimento, especialmente nos aspectos da segurança alimentar, financeira e de sustentabilidade econômica e ambiental.

De acordo com o senador, há entendimento comum de que as cooperativas agrícolas possam ser o caminho para que o planeta vença as incertezas em relação ao futuro da economia mundial e também quanto ao desafio da produção de alimentos, que tem preocupado a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

“Além de produzir alimentos em quantidade suficiente para atender demanda cada vez maior, o setor pode gerar riqueza capaz de ajudar muitos países a saírem mais cedo da crise em que se meteram”, avalia Moka, que é presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo do Congresso Nacional.

Moka diz que, na abertura dos debates, o presidente da assembleia da ONU, Nassir Abdulaziz al Nasser, destacou a capacidade das cooperativas de desenvolver as nações com foco nas pessoas. “Os argumentos foram todos na linha de que a distribuição e a geração de riqueza passa pelo cooperativismo”, explica o senador.

Além de Moka, a comitiva brasileira na ONU teve a participação do presidente da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Márcio Lopes de Freitas, do presidente das Cooperativas de Minas Gerais, Ronaldo Scucato, e de Américo Utumi, conselheiro da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

Nos siga no Google Notícias