ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Operação do Gaeco apura desvios de R$ 900 mil em licitações de Câmara

Organização criminosa é acusada de peculato, fraude em processos licitatórios e falsidade ideológica

Aline dos Santos | 16/04/2019 12:37
Câmara Municipal de Água Clara é investigada por licitações fraudulentas. (Foto:MP/MS)
Câmara Municipal de Água Clara é investigada por licitações fraudulentas. (Foto:MP/MS)

A operação “Negócio de Família”, deflagrada nesta terça-feira (dia 16) pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), apura desvios que podem chegar a R$ 900 mil na Câmara Municipal de Água Clara, a 198 km de Campo Grande.

O alvo é uma organização criminosa acusada de peculato (crime de funcionário público contra a administração), fraude a licitações e falsidade ideológica. Ao todo, a Justiça de Água Clara expediu oito mandados de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e três medidas cautelares diversas da prisão.

A ação foi realizada em Campo Grande, Três Lagoas, Água Clara e Paraíso das Águas. A promotoria de Água Clara apurou desvio de verba pública na Câmara Municipal da cidade por meio de processos licitatórios fraudulentos para a contratação de assessoria em diversas áreas da gestão pública.

Para a investigação, o desvio do dinheiro público acontecia com licitações na modalidade carta convite, direcionadas a empresas pré-determinadas. Desta forma, a empresa que vencia a licitação não prestava o serviço, porém recebia todos os valores, que, posteriormente, eram repassados aos agentes públicos envolvidos. A operação também apreendeu armas de fogo.

O Campo Grande News apurou que foram alvos da operação o vereador Vicente Amaro (PDT), que já estava afastado da presidência da Câmara, e o ex-vereador Valdeir Pedro de Carvalho, o Biroca (MDB). 

Nos siga no Google Notícias