ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Para acabar com fila dupla, vereador propõe drive-thru em escolas

Problema constante por fiscalização pouco efetiva, projeto quer que Agetran auxilie na implantação

Adriel Mattos | 14/11/2021 09:34
Algumas escolas até tentam, mas infrações continuam acontecendo. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Algumas escolas até tentam, mas infrações continuam acontecendo. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Está tramitando na Câmara Municipal de Campo Grande projeto de lei que permite que escolas, universidades e academias abram drive-thru como forma de evitar fila dupla na entrada e saída das aulas. O autor da matéria é o vereador Beto Avelar (PSD).

Os estabelecimentos poderão solicitar à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) a instalação do drive-thru, cabendo à autarquia demarcar a área e sinalizar. Um funcionário será responsável por monitorar o embarque e desembarque dos alunos.

“Com a implantação deste projeto de lei, o trânsito de veículos tenderá a fluir com rotatividade e segurança, sendo que a paz no trânsito é uma meta para toda a sociedade”, justificou Avelar.

A proposta já obteve parecer favorável da Procuradoria da Câmara e da Comissão de Legislação, Justiça e Redação. O texto ainda deve ser apreciado pelas comissões de Finanças e Orçamento; Comissão de Obras e Serviços Públicos; Comissão de Educação e Desporto; e Comissão de Transporte e Trânsito.

Se aprovado em plenário, a matéria ainda precisa ser sancionada pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) para passar a valer.

Realidade – A fiscalização pouco efetiva tornou a fila dupla uma rotina em Campo Grande. Regularmente, o Campo Grande News denuncia a irregularidade. Quando isso acontece, também de forma excepcional, as autoridades enviam no dia seguinte agentes de trânsito para os locais apontados, que autuam um ou outro condutor em fila dupla. No dia seguinte, o problema volta a ser observado novamente, já sem qualquer policiamento ou campanha educativa.

Por outro lado, uma escola da Capital buscou um caminho para acabar com isso, que é justamente um drive-thru.

Como o aplicativo Filhos Sem Fila, implantado pela escola Maple Bear a fim de agilizar o processo de embarque e desembarque de 225 alunos, com faixa etária entre dez meses e 10 anos. O canal de comunicação entre escola e pais reúne 200 usuários e funciona da seguinte forma: quando o responsável pelo aluno estiver a um raio de aproximadamente dois quilômetros do local, aciona o app, que envia o alerta para a central da escola.

No Bairro Amambaí tem outro exemplo, mas dessa vez, por motivo de segurança. A Escola Desafio fez recentemente, além de campanha de orientação aos pais por meio de panfletos impressos, modificações estruturais na área de embarque e desembarque, como a instalação de um novo portão para o drive-thru coberto. A entrada e saída estão situadas do mesmo lado onde está o corredor de ônibus, na Avenida Brilhante.

“Já utilizamos o drive para abrigar os alunos da chuva, mas nosso pior problema aqui é esse corredor. Há quatro anos, estamos lutando para resolver esta situação. Já nos reunimos com a Agetran, que fixou uma placa permitindo o embarque e desembarque, mas o corredor continua aí“, protestou Gerusa Paula da Costa, 45, diretora administrativa.

Nos siga no Google Notícias