ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Política

Para evitar derrota, Lira adia PEC da Imunidade para ser discutida em comissão

A Câmara dos Deputados não conseguiu fechar acordo para votação da PEC da Imunidade na sessão de hoje

Matheus de Souza e Nicholas Shores | 26/02/2021 17:25
Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. (Foto: Divulgação Câmara dos Deputados)
Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. (Foto: Divulgação Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), após não conseguir fechar um acordo para votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2021, a PEC da Imunidade, decidiu que o tema deverá ser discutido em uma Comissão Especial. Ele determinou que os líderes façam a indicação de seus membros até a segunda-feira, 1º de março.

Por Mato Grosso do Sul, ontem à tarde, quando previa-se que a medida seria votada hoje, três dos oito deputados federais pelo Estado haviam votado contra a admissibilidade da PEC, sendo favoráveis a ela Bia Cavassa (PSDB), Luiz Ovando (PSL), e Loester Carlos de Souza, o  "Trutis", também do (PSL).

Na sessão de hoje, Lira reclamou da falta de articulação para a votação da proposta, e das críticas que a PEC recebeu, inclusive de seu apelido, "PEC da Imunidade".

Segundo o parlamentar, a proposta deveria ser chamada de "PEC da Democracia", a "democracia que impõe limites, a democracia que impõe respeito, a democracia que impõe ordenamento e que dá regras ao convívio social".

Em sua crítica, Lira declarou: "Essa Casa de novo hoje não consegue consensuar a alteração de um artigo, não é de um código, é de um artigo."

E se defendeu: "Foi feito um compromisso pela maioria absoluta dos líderes desta Casa e um pedido a essa presidência para que pautasse a regulamentação do artigo 53 e eu me sinto tranquilo, porque cumpri o meu compromisso, coloquei em discussão."

Segundo o presidente da Câmara, se o acordo tivesse sido cumprido, a Casa não teria que "cortar na própria carne", referindo-se à votação da manutenção da prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-DF).

"Eu quero deixar claro que nós não teríamos a votação de sexta feira passada se não houvesse o encaminhamento dessa saída constitucional, nós não teríamos o resultado que essa Casa deu, cortando na própria carne, se nós tivéssemos feito esse acordo" afirmou.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias