A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

27/07/2013 15:53

Para vereadores, é precipitado falar em “pá de cal” no mandato de Bernal

Aline dos Santos

A possibilidade de botar “pá de cal” no mandato do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), não é consenso no Legislativo municipal. Ontem, o vereador Paulo Siufi (PMDB) declarou ao Campo Grande News que há elementos suficientes para a cassação. O parlamentar preside a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Calote, que investiga os contratos da Prefeitura e por que empresas não foram pagas.

Para os vereadores Edil Albuquerque (PMDB), Eduardo Romero (PTdoB) e Luiza Ribeiro (PPS) é prematuro se falar em processo para perda do cargo. “Não, não concordo a princípio. Tem que ter argumentações embasadas, muito bem colocadas. Não sou favorável a esse negócio de cassação”, afirma Edil Albuquerque (PMDB).

No quarto mandato, ele avalia que a Câmara vive momentos diferenciados. “Nunca vi CPI na minha vida. Agora, são duas”, afirma Edil, que não participa da CPI do Calote nem da Saúde. Para o vereador, a Câmara e o prefeito vivem uma disputa de ego, que afeta diretamente a população da cidade.

Ele lembra que no primeiro semestre somente os projetos do empréstimo tiveram relevância. O peemedebista, aliás, orquestrou a aprovação das propostas num Legislativo onde o prefeito enfrenta a oposição da maioria dos vereadores. “Não estou na idade de ser conduzido. Conduzi os meus colegas”, relata.

Eleita na coligação que apoiou Bernal, Luiza Ribeiro vê a declaração de Siufi como uma amostra de que o PMDB não superou a derrota eleitoral de 2012. “Já passou do limite, virou deboche”, afirma. Ela rebate que Siufi foi presidente da Câmara na gestão do ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e em nenhum momento cogitou processo de perda de mandato por denúncias feitas ao MPE (Ministério Público Estadual), MPF (Ministério Público Federal) e PF (Polícia Federal).

“O PMDB teve sua oportunidade, mas tem que ter a sabedoria de entender a escolha popular. Deveria enterrar com pá de cal essa posição autoritária”, afirma a vereadora, que comandou a Funsat (Fundação Social do Trabalho) na gestão de Trad.

A parlamentar não descarta que a força da oposição leve a um pedido de cassação. “Pode até ser, mas, então, ‘bora’ para o debate”, convida.

Eduardo Romero avalia que ainda é cedo para opinar sobre eventual pedido de cassação. Como não participa de nenhuma das CPIs, ele diz que é preciso conhecer a fundo as informações já em poder das comissões.

Contudo, ressalta que os vereadores precisam cumprir a lei, sob pena de ser punidos por omissão. O procedimento para cassação é a comissão processante, formada a partir do sorteio de três vereadores.

No processo, é preciso oferecer pelo menos duas horas para que o prefeito de defenda. Depois, o a votação em plenário é aberta. “O processo de cassação não é tão simples”, salienta Romero. A CPI do Calote deve concluir os trabalhos no começo de setembro.

Assembleia recebe prestação de contas e fará limpeza de pauta antes do recesso
A última semana de trabalho do Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul em 2017 será aberta com a audiência pública para prestação de contas do govern...
Assembleia vota prorrogação de adesão a fundo que regula incentivos fiscais
A prorrogação até 30 de dezembro do prazo para que empresas beneficiadas com incentivos fiscais concedidos pelo governo do Estado se inscrevam no Fad...


Sr, Dr. Paulo Siufi, vós que se declara CRISTÃO, Católico palestrante.... usar a palavra “Só falta botar pá de cal e fechar o caixão”, ao seu próximo não é nada conivente.
MATEUS -5-18 18 Porque em [verdade] vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.
 
Mario Costa em 28/07/2013 09:30:58
O Bernal só não será cassado se os veradores (alguns) por motivos ocultos não quizerem.
Motivos já tem de sobras.
 
Roberto Rios em 28/07/2013 08:18:09
a maioria dos vereadores não tem moral para derrubar o bernal, são um bando de compradores de votos.
 
eraldo afonso bento em 28/07/2013 07:06:28
Se eu fosse o prefeito processaria esse vereador por bullyng, po o cara só fala mal o tempo todo, vá trabalhar amigo.....
 
augusto leite em 28/07/2013 05:06:10
Este vereador doutor paulo siufi é muito compromissado quando se trata de empresas, ele como médico deve ter problema de audição, visão por nunca ter percebido os mandos e desmandos do seu parente nelson trad. Lamento vereador pois eu que já o apoiei esteja certo que em qualquer candidatura sua vou trabalhar contra.
 
carlos guto em 28/07/2013 01:56:25
Concordo com a Luiza quando diz que o PMDB tem que ter sabedoria para saber entender a vontade popular no pleito de 2012. Se o povo quis mudanças, o que é salutar num processo democrático, é aceitar a vontade do povo e rever seus próprios conceitos. Eu particularmente penso que o pecado do PMDB foi a sua relação extremamente arrogante e autoritária com a população. Em matéria de desenvolvimento não podemos deixar de reconhecer os méritos da gestão de 16 anos Puccinelli/Trad. Mudaram a cara de Campo Grande. Hoje a cidade está reconhecidamente, muito melhor, porém nas relações com a população a nota não foi das melhores. Agora não é brigando com o atual prefeito e querendo tirá-lo a força que se vai consertar as coisas. A vontade do povo tem que ser soberana e respeitada.
 
Aldo Silva Rocha em 27/07/2013 23:31:43
Engraçado esses vereadores em 16 anos praticamente não tem um projeto com relevância , os projetos deles em sua maioria eram de mudança de nome de rua e homenagem a pessoas ou entidades, e nunca denunciaram nada , será que nesse período não houve nenhum tipo de irregularidade no executivo, muito estranho.
 
ivan freitas em 27/07/2013 22:48:47
MUITO BEM VEREADOR PAULO SIUFI EM 2014 O POVO DEVE CASA-LO PELO OQUE DEVERIA TER SIDO FEITO EM 2012. DURANTE 20 ANOS NA CÂMARA MUNICIPAL O SR NUNCA COGITOU INSTALA UMA CPI POR QUE.?
 
antonio carlos em 27/07/2013 22:12:45
eu jamais levaria meu filho para uma consulta com o dr. siufi, um cara despreparado, sem noção e fala o que ele nunca estudou, a sabedoria.
 
adrielle pereira em 27/07/2013 20:40:32
ola gostaria de saber do sr siufi o que ele fez por campo grande ate hoje. e fácil ser oposição pra acusar a outros... tem muitos contratos ilícitos hoje em campo grande ou em varias cidades no brasil afora ..sr siufi ser oposição de lutar contra a corrupção que tem no pais na sua cidade ser oposição e lutar ao lado do povo que o elegeu .. ser oposição e voltar seu olhos ao descaso da saúde em nossa cidade. ser oposição e mostrar com obras atos em seu mandato.. não ficar fazendo oposição por poder .. status .. faça um favor faça valer seu mandato ajude a punir os que estão acabando com nossa saúde, tente ajudar pessoas que perderam entes queridos por amigos de vocês mas são poderosos então ta tudo bem, lute por isso ai acredito em você..
 
olavo vitorino de almeida em 27/07/2013 19:29:33
Até que enfim um vereador com bom senso nesta câmara! Acho que passou da hora de mostrarem trabalho em favor do povo que os elegeu! Desta vez foi o prefeito que caiu fora e da próxima vez pode ser vocês se continuarem com essas picuinhas! O povo tá ligado...
 
Maria Moura em 27/07/2013 19:17:42
Olha gente e eu nem votei nesse Bernal, mas já tá ficando chata essa história de cassação, e o outro que saiu, ninguém vai investigar não.
ou os vereadores da nossa cidade não tem mais nada a fazer ou o povo não tem tanta importância assim mais uma vez, para eles, estamos de olho.
 
carlos augusto dos santos Jara em 27/07/2013 18:15:02
Vereadora Luiza Ribeiro a senhora é no minimo suspeita em defender esse cidadão que segundo a senhora foi eleito pelo povo,mas errar e humanos persistir no erro é burrice,se existe argumentos para caçá-lo porque não,quanto a siglas partidária não governa para o seu governo Mato grosso do Sul com certeza reconhece a luta do PMDB ao longo de sua história gostaria de saber se a senhora tem historia nas lutas passadas, ou faz parte desses partidos de aluguel, O PMBD desde O MDB sempre lutou pela democracia neste pais.
 
marco antonio em 27/07/2013 17:55:40
Se o atual prefeito não quer efetuar os pagamentos é pq devem ter irregularidades nos contratos, que vieram da adm anterior e parabéns aos Vereadores Edil e Luiza Ribeirao, já o ex-presidente da Câmara (era PMDB) ainda não engoliu a derrota do seu partido.
 
isabela fernanda em 27/07/2013 17:38:36
Quem é o verdadeiro caloeiro, Siufi que presidiu a Câmara oito anos e nunca pagou aluguel do prédio onde ela esta instalada ou o Bernal que atrasa 90 dias para pagar alguns contratos que precisam ser analisados. Vem cá, o Siufi virou cobrador de empresas a troco de que?
 
antonio pereira em 27/07/2013 17:21:32
Só uma perguntinha: QUE PREFEITO ??????????????????????
 
Cristina Mende Carli em 27/07/2013 17:01:16
NÃO SOU POLITICO. NÃO TENHO PARTIDO, MAS VAMOS DEIXAR NOSSO PREFEITO TRABALHAR E PARAR COM ACUSAÇÕES! VÁ CADA UM CUIDAR DA SUA VIDA!!
 
ANDERSON LOPES BARBOSA em 27/07/2013 16:41:46
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions