ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Política

Partidos começam a realizar as convenções neste final de semana

Eventos irão apresentar os candidatos a prefeito e vereador

Leonardo Rocha | 21/07/2016 11:03
TRE-MS vai acompanhar as convenções, que seguem até o dia 5 de agosto (Foto: Divulgação - TRE/MS)
TRE-MS vai acompanhar as convenções, que seguem até o dia 5 de agosto (Foto: Divulgação - TRE/MS)

Os partidos começam a realizar suas convenções em Campo Grande, a partir deste final de semana, com a intenção de definir os candidatos a vereadores e os postulantes ao cargo de prefeito. O prazo iniciou ontem (20) e segue até o dia 5 de agosto. O primeiro a estrear será o PPS, no dia 23 de julho.

O PPS deve definir entre a candidatura própria do ex-secretário, Athayde Nery, assim como uma ala do partido que defende o apoio a reeleição do prefeito Alcides Bernal (PP). Esta corrente é articulada pela vereadora Luiza Ribeiro. O partido já firmou uma parceria com a Rede Sustentabilidade, para seguirem juntos no pleito.

Já no dia 30 de julho é a vez do PSDB confirmar o nome da vice-governadora, Rose Modesto, como candidata a prefeita. A expectativa será  sobre o grupo de aliados que vai acompanhar a tucana, com grandes chances de contar com o PMDB. O nome do vice também deve ser confirmado. O mais cotado segue sendo o ex-superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça (PR).

No mesmo dia, a direção estadual do PT realiza o evento de apresentação dos candidatos a vereador e a definição sobre a campanha majoritária. A princípio o vereador Marcos Alex (PT) segue como opção para prefeitura, mas pode ocorrer uma parceria com o PDT, em apoio ao deputado federal, Dagoberto Nogueira (PDT).

No dia 1° de agosto será a vez do PSC confirmar o nome do deputado Carlos Alberto David dos Santos, como candidato a prefeito. O presidente estadual da legenda, Wilson Joaquim, garante que a candidatura está mantida e agora apenas se negocia a escolha do vice. "Pode ser do próprio partido ou de um aliado, mas nós vamos participar do pleito".

Para o dia 4 de agosto, o PSD, DEM e PTB irão fazer suas respectivas convenções, a princípio de maneira separada, mas com a previsão de terminarem o dia confirmando a parceria para eleição, em apoio ao nome do deputado Marquinhos Trad (PSD). O presidente estadual do PSD, Antônio Lacerda, espera concluir esta aliança na semana que vem.

No dia 5 de agosto, data limite para as convenções, o PDT deve anunciar oficialmente se irá lançar o deputado Dagoberto Nogueira como candidato a prefeito ou se prefere apoiar outra legenda. O parlamentar alega que a decisão depende da formação de uma frente de esquerda. "Se não tiver esta união, iremos reavaliar a participação na eleição".

Já o PMDB ainda não definiu o dia da convenção, pois antes terá que decidir se apoia outro candidato ou se apenas lança uma chapa de vereadores. O partido negocia um acordo com o PSDB, podendo concretizar a parceria nesta semana.

Propaganda - De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os pré-candidatos a prefeito, podem fazer propaganda com o objetivo de promover a indicação do seu nome, durante as convenções. Entre as possibilidades está a colocação de faixas e cartazes em local próximo ao evento.

A propaganda precisa ser direcionada aos integrantes do partido, sendo proibido o uso de rádio, televisão ou outdoor. Esta exposição precisa ser retirada imediatamente após o evento.

Nos siga no Google Notícias