ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Paulo Duarte diz que oposição na Assembleia se reciclou

Edmir Conceição | 22/12/2011 16:32

Papel da oposição é provocar debate, impedir abuso e decisões unilaterais, à margem da opinião pública, diz deputado

Paulo Duarte: oposição reciclada busca resultados, além de fiscalizar. (Foto: Alessandro Moretti)
Paulo Duarte: oposição reciclada busca resultados, além de fiscalizar. (Foto: Alessandro Moretti)

O deputado estadual Paulo Duarte (PT), que neste ano foi praticamente uma voz solitária na bancada oposicionista, diz que a política contemporânea impõe outro nível de relacionamento com o governo e a base situacionista. “Oposição não sobrevive só de denunciar, cair no denuncismo. O papel é de fiscalizar, provocar o debate e apontar solução. Esse foi o critério que adotamos nessa legislatura e deu resultado”, diz Duarte.

Segundo Paulo Duarte, há momentos em que a oposição não consegue mudar, mas ela não tem que se conformar com o desfecho no âmbito legislativo, fazendo esgotar todos os recursos para se opor a uma medida inconstitucional adotada pelo Executivo. Ele cita o exemplo da autorização para o governo contratar sem concurso público em situações de emergência. “Não fui contra o projeto, mas me opus a um artigo que, pela minha experiência, considerei inconstitucional, por isso estou recorrendo à Justiça”, diz, citando também o exemplo da taxa do Detran sobre contratos de financiamento, que também foi derrubada no âmbito da Justiça.

Para o deputado, a oposição se reciclou, adotou nova postura, interpretando com mais fidelidade as inquietações da sociedade, mas o governo também amadureceu e tem recuado quando é convencido pela oposição sobre a inviabilidade, inconstitucionalidade ou impropriedade de uma medida. Segundo o deputado, “o debate tem essa possibilidade, de dar publicidade aos atos do governo e chamar a sociedade a opinar”. Assim, fica claro que não há mais lugar para aprovação de medidas de afogadilho, a toque de caixa e ao sabor do desconhecimento da população.

De acordo com o petista, a chamada oposição da denúncia, do denuncismo, sem proposta ao debate, foi banida nas últimas eleições e os exemplos mais clássicos são os ex-senadores Arthur Virgílio, do Amazonas, e Tasso Jereissati, do Ceará.

Balanço Ao fazer um balanço das atividades legislativas em 2011, Paulo Duarte disse que foi um ano produtivo com resultados positivos. A realização de audiências públicas, segundo Duarte, contribuiu para a deputação de temas que mexem com o dia a dia das pessoas. “Houve eficiência e qualidade”, diz o deputado, citando a Lei da Ficha Limpa como um mecanismo eficaz. Duarte disse defender a extensão da legislação no âmbito municipal. A seu ver, é importante que os municípios tenham uma legislação específica.

Nos siga no Google Notícias