A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

04/10/2011 16:59

Deputados aprovam plebiscito para mudança de nome do Estado

Fabiano Arruda
Proposta é do deputado Antônio Carlos Arroyo. (Foto: Divulgação)Proposta é do deputado Antônio Carlos Arroyo. (Foto: Divulgação)

Deputados aprovaram na sessão desta terça-feira, em primeira discussão, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional), número 005/2011, que prevê realização de plebiscito para a mudança do nome de Mato Grosso do Sul.

Pela proposta, de autoria do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR) e subscrito por vários parlamentares, o plebiscito só poderá ser realizado concomitantemente com as eleições gerais.

A proposta acrescenta dois incisos ao artigo 4º da Constituição Estadual sobre o plebiscito.

No mês de julho a ideia gerou debates acalorados na Assembleia Legislativa, pois a mudança ainda gera discussões. À época, Arroyo garantia ter apoio de pelo menos 18 deputados.

A mudança do nome do Estado voltou à tona em maio, quando totens na Câmara dos Deputados apontavam os parlamentares de Mato Grosso do Sul como de Mato Grosso.

Arroyo apresenta substitutivo à PEC que autoriza plebiscito
Segundo Arroyo, na PEC original, não ficou claro no texto que a medida não objetivava apenas o plebiscito sobre a troca do nome do EstadoO deputado ...
Mudança do nome do Estado volta a gerar discussões na Assembleia
A proposição de uma PEC (Projeto de Emenda Constitucional), do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), que acrescenta dois incisos ao artigo 4º da Const...
Presidente Michel Temer deve ter alta na manhã desta sexta-feira
O presidente Michel Temer deverá ter alta hospitalar na manhã desta sexta-feira (15), informou o médico Roberto Kalil Filho, que coordena os cuidados...


As pessoas precisam parar com essa história de "os políticos não tem nada melhor pra fazer?" e "com tanta gente passando fome...". Poxa. Não é deixar de tratar desse assunto ou qualquer outro que vocês considerem sem importância que vai resolver o problema da fome ou da saúde.

Mato Grosso do Sul é um estado lindo, que tem sua cultura, sua identidade. Mas nada disso está representado no nome.
 
Murilo Ferreira Borges Delmondes em 08/10/2011 03:54:49
Em 1977 Ernesto Geisel iria criar um novo estado a partir do desmembramento do sul do Mato Grosso com o nome de ''Estado de Campo Grande'', em 1932 os revolucionários criaram no atual MS o ''Estado de Maracaju''. Pedrossian assumiu a culpa por o nosso estado ter esse nome. Historicamente, geograficamente e politicamente sempre fomos distintos do Mato Grosso. Esse Plebiscito é necessário!
 
Gustavo Siqueira em 05/10/2011 12:31:25
Sr. Carlos, não se trata de " ter ou não o que fazer" por exemplo: Se uma pessoa tem o nome de Antonio com certeza não aceitará ser chamado de Marcelo. É uma simples analogia. Mas vai muito mais longe, o Estado tem perdido muito lá fora de ser conhecido como Estado que tem o maior potencial de flora e fauna e outras riquezas minerais. Muito prejuizo financeiro. So quem não entende diz o contrári
 
João Alves de Souza em 05/10/2011 02:46:13
Porfírio o sr. tem toda razão. Eu nunca disse o nome do meu Estado errado, isso é burrice de quem erra ao falar, já se vão 34 anos não aprenderam não vai ser mudando o nome que vão falar o nome correto. É mais um jeito de ganharem mais dinheiro em cima da troca de nome. Quem vai pagar a troca dos docs.? Invistam esse dinheiro todo na Saúde e na Educação eu não sei qual está pior. ACORDEM.
 
gloria aparecida em 04/10/2011 10:55:42
vao fazer coisas mais importantes isso nao tem nada haver com eles imagine o transtorno que vai gerar gastos para mudanças de documentos entre outros quem vai arcar com isso ? o povo? não temos que mudar o nome do Estado e sim as pessoas que tem que saber a diferença de um e outro.
 
claudinei braz em 04/10/2011 10:46:02
ja e tempo de trabalhar para o povo senhores deputados
ta na hora de fazer alguma coisa para quem ti paga
NOS SOMOS TRABALHADORES
 
edson kohagura em 04/10/2011 10:43:54
Existem tantas outras prioridades Senhores Deputados, mudar o nome do estado, significa DESPESAS e MUITAS e quem paga o cidadão honesto com o pagamento de tantos impostos e QUEM GANHA com tudo isso, empresas desonestas que vivem amparadas pelo poder. Por favor, vamos legislar com maior responsabilidade e respeito pelos eleitores que os colocaram onde estão.
 
NEUSA SOARES em 04/10/2011 07:10:58
Será que os deputados não tem nada mais importante com que se preocupar , que mudar nome do Estado,vamos usar recursos para minizar o sofrimento das pessoas carentes que perecem em macas de corredores de hospitais,melhorar nossa educação com cursos profissionalizantes para qualificação profissional e tantas outras prioridades necessarias. Mudar nome de Estado não substime a inteligencia do povo.
 
porfirio vilela em 04/10/2011 05:25:38
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions