ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Política

Mudança do nome do Estado volta a gerar discussões na Assembleia

Fabiano Arruda e Ítalo Milhomem | 13/07/2011 11:21

A proposição de uma PEC (Projeto de Emenda Constitucional), do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), que acrescenta dois incisos ao artigo 4º da Constituição Estadual sobre o plebiscito, gerou debates acalorados na sessão desta quarta-feira na Assembleia Legislativa, referentes especificamente à mudança do nome do Estado.

A emenda constitucional ia ser votada hoje, mas Arroyo retirou o projeto da pauta, após acordo de lideranças, temendo derrota porque a maioria de seus apoiadores não estava em plenário.

O republicano garantiu ter apoio de pelo menos 18 deputados no projeto.

O deputado estadual Onevan de Matos (PSDB) se manifestou contrário e esbravejou durante a sessão, pois, conforme ele, o projeto foi colocado de forma sorrateira para ser votado.

O tucano afirmou acreditar que a questão tratava do plebiscito em linhas mais amplas no Estado. Na opinião de Onevan, que declarou ser contra a mudança do nome Mato Grosso do Sul, houve indução para a alteração do nome da forma que o projeto foi colocado.

O deputado Pedro Kemp (PT) rebateu as críticas do peesedebista e minimizou a reclamação do colega. Disse que o nome do Estado não está sendo mudado e que a discussão apenas coloca a possibilidade de discussão e consulta por meio do plebiscito.

Arroyo, por sua vez, jurou que a entrada do projeto na pauta não foi sorrateira e que vai aguardar nova oportunidade para discutir o assunto. Acordo entre lideranças deve apontar nova data para votação.

A mudança do nome do Estado voltou à tona em maio, quando totens na Câmara dos Deputados apontavam os parlamentares de Mato Grosso do Sul como de Mato Grosso.

Nos siga no Google Notícias