A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

13/07/2011 11:21

Mudança do nome do Estado volta a gerar discussões na Assembleia

Fabiano Arruda e Ítalo Milhomem

A proposição de uma PEC (Projeto de Emenda Constitucional), do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), que acrescenta dois incisos ao artigo 4º da Constituição Estadual sobre o plebiscito, gerou debates acalorados na sessão desta quarta-feira na Assembleia Legislativa, referentes especificamente à mudança do nome do Estado.

A emenda constitucional ia ser votada hoje, mas Arroyo retirou o projeto da pauta, após acordo de lideranças, temendo derrota porque a maioria de seus apoiadores não estava em plenário.

O republicano garantiu ter apoio de pelo menos 18 deputados no projeto.

O deputado estadual Onevan de Matos (PSDB) se manifestou contrário e esbravejou durante a sessão, pois, conforme ele, o projeto foi colocado de forma sorrateira para ser votado.

O tucano afirmou acreditar que a questão tratava do plebiscito em linhas mais amplas no Estado. Na opinião de Onevan, que declarou ser contra a mudança do nome Mato Grosso do Sul, houve indução para a alteração do nome da forma que o projeto foi colocado.

O deputado Pedro Kemp (PT) rebateu as críticas do peesedebista e minimizou a reclamação do colega. Disse que o nome do Estado não está sendo mudado e que a discussão apenas coloca a possibilidade de discussão e consulta por meio do plebiscito.

Arroyo, por sua vez, jurou que a entrada do projeto na pauta não foi sorrateira e que vai aguardar nova oportunidade para discutir o assunto. Acordo entre lideranças deve apontar nova data para votação.

A mudança do nome do Estado voltou à tona em maio, quando totens na Câmara dos Deputados apontavam os parlamentares de Mato Grosso do Sul como de Mato Grosso.

Presidente Michel Temer deve ter alta na manhã desta sexta-feira
O presidente Michel Temer deverá ter alta hospitalar na manhã desta sexta-feira (15), informou o médico Roberto Kalil Filho, que coordena os cuidados...
Interrogatório de Lula na Operação Zelotes é marcado para fevereiro de 2018
A Justiça Federal em Brasília marcou para o dia 20 de fevereiro de 2018 os interrogatórios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu filho ...


Alô! Estou propondo Xaraés do Pantanal para ser o novo nome do estado. Assim sepultar definitivamente essa história de ser MATO GROSSO---- do Sul. Sou formado em Letras pela UCDB. Moro aqui há 18 ANOS. Acesse http://www.recantodasletras.com.br/autores/arnaldoleodgario
Lá você encontra dois artigos meus contendo essa proposta. Obrigado até mais...
Arnaldo L. P.
 
Arnaldo Leodegário Pereira em 20/07/2011 01:36:15
Será que esses legisladores não têm coisa mais importante prá fazer??? Já imaginaram nos custos prá nós decorrentes de uma mudança de nome do estado??? Parece que eles não estão nem aí prá isso.
 
M.Lúcia em 13/07/2011 12:34:10
Sou a favor sim, da consulta à sociedade Sul-Matogrossense, pois nosso Estado em muitos jornais aqui em nosso pais, tem feito confusão entre Mato Grosso do Sul com o Estado de Mato Grosso. Se aqui dentro tem acontecido essa injustiça o que dizer lá fora em outros países. ? Caso em plebiscito a Sociedade Sul-Matogrossense, opte pela mudança do nome do Estado, ainda que tenha gastos com isso, nunca poderá esses gastos serem comparados com os prejuizos até aqui e pelo futuro que espera nossos filhos, netos, bisnetos etc. etc...Vá em frente Deputado arroyo com as lideranças e tomara que passe a consulta, estou torcendo. Não é este, ou aquele Deputado, que tem o direito de impedir a análise da situação pela casa de leis de nosso Estado. Tenho dito.
 
JOÃO ALVES DE SOUZA em 13/07/2011 12:20:21
QUANDO SERA QUE ESSES PROVINCIANOS VAO ABRIR A CABEÇA EM RELAÇÃO A MUDANCA DE NOME DO NOSSO ESTADO... EU VIVO EM BRASILIA E SOFRO COM COMPARAÇÕES COM MATO GROSSO...SEMPRE TENHO QUE CORRIGIR É MATO GROSSO DO SUL... SAI REPORTAGENS A NIVEL NACIONAL DE CIDADES SULMATOGROSSENSES E NO FINAL SEMPRE OS REPORTERES E APRESENTADORES FALAM MATO GROSSO... ISSO PREJUDICA NOSSA IDENTIDADE, NOSSA CULTURA, NOSSA EDUCAÇÃO,NOSSO TURISMO... TENHO AMIGOS QUE FORAM PARAR EM CACERES AO INVES DE CORUMBA... ACORDA BANDO DE POLITICOS OTARIOS QUE NAO SABEM DE NADA A NAO SER FICAR MAMANDO NA TETA DO GOVERNO. O NOME PANTANAL É MUITO MAIS FORTE... A ECONOMIA DE MS SEMPRE FOI MAIS FORTE QUE MT, MAS COMO DISSE FOI HOJE MT COLHE FRUTOS DEMUITA PROPAGANDA NOSSA. ACORDEM PROVINCIANOS TEM MEDINHO DE DIZER QUE É PANTANEIRO.
 
DHIMY GLAUBER em 13/07/2011 12:08:55
Penso que toda a população deste estado, chamado por todo resto do BRASIL de MATO GROSSO, é a favor da mudança do nome, agora falta apenas vontade política e coragem para que isso aconteça.
 
Anderson Alves em 13/07/2011 01:06:40
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions