ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Política

PEC que beneficia cartórios em MS pode ser votada hoje

Redação | 16/12/2008 08:40

Entre hoje e amanhã, a Câmara dos Deputados deve votar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que pretende efetivar na função, sem concurso público, responsáveis por cartórios. Conforme a Associação Nacional de Defesa dos Concursos Públicos, a chamada "PEC dos Cartórios" beneficiará 3,7 mil titulares dos 13.416 cartórios de todo país.

Em Mato Grosso do Sul, segundo a Associação, famílias inteiras que hoje ocupam funções de registros serão beneficiadas. Na lista dos mais beneficiados também estão os Estados de Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Paraná.

A Constituição de 1988 determinou a realização de concurso público de provas e títulos para comandar os cartórios, mas a regra nunca foi cumprida. A PEC beneficiará quem atende a dois critérios: é tabelião titular ou substituto nos últimos cinco anos, e quem ocupava funções no cartório entre 1988 e 1994.

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) se manifestou contra a PEC. O parecer pedindo sua rejeição, assinado pelos conselheiros Antônio Humberto, Joaquim Falcão e Marcelo Nobre, foi enviado aos presidentes da Câmara e do Senado e à Casa Civil.

A proposta tem gerado muita polêmica, pois beneficia o amigo do presidente Lula, Valter Sâmara, que tem cartório em Ponta Grossa, Paraná, o presidente do Flamengo, Marcio Braga, do Rio de Janeiro; além de um irmão do advogado do empresário Marcos Valério, que é acusado de ser o operador do esquema do mensalão.

O líder do PT na Câmara, deputado federal Maurício Rands (PE), defende a proposta, alegando que ela vai favorecer pequenos cartórios que ficaram "num limbo entre a Constituição e a regulamentação da lei".

Mato Grosso do Sul - No dia 15 de julho deste ano, atendendo decisão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) regulamentou o concurso para notários e registradores.

A proposta é de que as vagas serão preenchidas alternadamente atendendo-se à ordem da data de saída de um funcionário ou, quando vagas na mesma data, a da criação do serviço.

No dia 11 de novembro, o Diário da Justiça trouxe o edital do concurso com provas previstas para março de 2009. Caso a PEC seja aprovada, o processo pode ser alterado.

Nos siga no Google Notícias