ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

PEC que pode reduzir salários recebe críticas de parlamentares de MS

Projeto vai começar a ser discutido no Senado Federal, com audiência marcada para semana que vem

Leonardo Rocha | 13/03/2020 12:32
Projeto será discutido na CCJ do Senado Federal (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)Fonte: Agência Senado
Projeto será discutido na CCJ do Senado Federal (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)Fonte: Agência Senado

A PEC (Projeto de Emenda Constitucional) que permite a redução de salário e jornada de trabalho dos servidores está recebendo críticas de parlamentares de Mato Grosso do Sul. A justificativa é que isto pode afetar a economia, por diminuir o poder aquisitivo do funcionalismo público.

A proposta foi enviada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e vai ser discutida na semana que vem no Senado Federal, com audiência marcada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). “O governo (federal) já fez medidas para cortar gastos com a reforma da previdência, pente fino no INSS e outras ações, mas cortar salário de servidor está errado, vai matar o paciente”, disse a senadora Simone Tebet (MDB).

Ela entende a proposta pode proibir concursos, evitar progressões e promoções em carreiras, mas reduzir o salário dos servidores em 25% pode trazer “danos à economia”, inclusive recessão no País. “Este servidor com salário menor vai entrar no limite do cartão e no cheque especial, e parar de gastar no comércio”, disse Simone.

A senadora vai propor mudanças no projeto. “Primeiro temos que excluir servidores estaduais e municipais, pois cada estado e cidade que trate do seu déficit, depois analisar o servidor federal, pois reduzir salário só vai agravar a crise de consumo”, avaliou.

A deputada Rose Modesto (PSDB) também se posicionou contra a medida. “Sobre reduzir salário de servidor em 25% sou totalmente contrária, temos que encontrar outras medidas para diminuir custos públicos”, disse a parlamentar, durante evento na Assembleia Legislativa.

Estadual – Como a proposta envolve servidores estaduais, alguns deputados também questionaram o projeto de Bolsonaro. “Se for reduzir salário e jornada de servidores entendo que é uma declaração de falência e colapso na gestão pública, porque a intenção sempre é melhorar o serviço prestado. Precisam haver outras medidas para ajudar a economia”, disse José Carlos Barbosa (DEM).

Para José Almi (PT), as medidas são novas “penalizações” aos servidores. “Já houve a aprovação de reformas, mas as medidas amargas continuam, depois vamos avaliar se elas surtiram efeito na economia”, disse o petista. Já Antônio Vaz (Republicanos) ressalta que existem momentos que é preciso adotar medidas impopulares. “Precisa enxugar os gastos, para o País não parar. A população não quer cortes, mas em alguns momentos é necessário”.

Nos siga no Google Notícias