A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

20/02/2011 10:25

Pedrossian diz que não abre mão de pensões e critica atitude de Wilson

Angela Kempfer
Pedrossina foi governador por três vezes, uma me MT e duas em MS. (Arquivo)Pedrossina foi governador por três vezes, uma me MT e duas em MS. (Arquivo)

Aos 82 anos, o ex-governador Pedro Pedrossian, com mandatos em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, responde a primeira pergunta sobre pensão vitalícia com uma frase: “Nunca fui o pai da virtude”.

Conhecido como homem de grandes obras, o engenheiro que foi governador 3 vezes. (uma em MT e duas em MS, de 80 a 83 e de 91 a 95) recebe hoje duas pensões, assunto que virou polêmica nos últimos meses por consumir dinheiro público em 9 estados brasileiros.

Na manhã deste domingo, leu nos jornais que o rival político histórico anunciou renunciar ao benefício, de 24 mil reais por mês. Em resposta, criticou Wilson Barbosa Martins: “Ele é um simulador”.

Na opinião de Pedrossian, o também ex-governador, mas pelo PMDB, faz mais um ato de “bom moço, como sempre tentou mostrar ser”.

“Ele (Wilson) fez a vida pública com esse discurso, tentando mostrar virtudes que nunca teve”, ataca, com críticas ainda mais pesadas. “No último governo, quando ele tentou fazer sucessor, o que teve foi gasto de dinheiro público com campanha”.

Pedrossian lembra que os dois sempre foram “opostos” até na forma de se comportar como homens públicos. “Nunca fiz o papel de bonzinho, mas tenho um elenco de grandes obras, que ninguém tem”, diz o ex-governador, lembrando de investimentos como Parque das Nações Indígenas, Parque dos Poderes e Palácio Popular da Cultura.

Enquanto Wilson engrossava campanhas como “Diretas Já” e o discurso da cidadania, Pedro era o homem conhecido como autoritário, mas “fazedor de obras”.

Sobre os valores que recebe hoje, ele foge da resposta sobre valores. “Isso não interessa a ninguém”, reclama em tom áspero.

Ele foi governador do Mato Grosso uno, de janeiro de 1966 a março de 1971. Mato Grosso do Sul foi criado em 1977. Depois, Pedrossian governou Mato Grosso do Sul por dois mandatos (1980-82 e 1991-94). Somadas, as pensões superam R$ 40 mil/mês.

Wilson também foi duas vezes governador de MS - de 83 a 86 e de 95 a 99. (Arquivo)Wilson também foi duas vezes governador de MS - de 83 a 86 e de 95 a 99. (Arquivo)

Arrimo de família - Conhecido pecuarista, com fazendas na região de Miranda e uma briga de décadas com índios terena, Pedrossian garante que hoje tem bem menos que há 30 anos.

“Não tenho mais uma cabeça de gado e uma das minhas fazendas ainda é reivindicada pelos índios. Minha vida foi dedicada ao serviço público, mereço receber por isso”, comenta sobre a aposentadoria remunerada pelos governos de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

O governador aposentado também da política (última campanha foi em 97, para governo), garante que nunca empregou os três filhos e por isso é responsável atualmente por “ sustentar quatro famílias”.

“Vivo com as minhas aposentadorias e não vejo mal nenhum nisso, porque minha vida é limpa e meu imposto de renda comprova isso”, conclui.

Recentemente, Pedrossian sofreu uma queda em casa, e concedeu a entrevista depois de uma sessão de fisioterapia. “É muito difícil, tenho de aprender a andar como criancinha, de novo”.

O Campo Grande News tentou conversar com o ex-governador Wilson Barbosa Martins, mas funcionários disseram que ele só acorda depois das 12 horas.

Wilson completará 93 anos em junho próximo, também foi duas vezes governador de MS - de 83 a 86 e de 95 a 99. Como a constituição de 88 proibiu as pensões vitalícias, ele só recebe benefício referente ao primeiro mandato. Por 4 administrações em Mato Grosso do Sul, Pedro e Wilson se revezaram no poder.



Isso é uma vergonha para o nosso país... enquanto alguns ganham milhões sem esforços... os que trabalham não têm o direito de revindicar por um salário digno...
 
jose milton em 25/02/2011 05:32:42
Pelo jeito pior do que político atuante é o político velho e "aposentado". Quando são atuantes eles trabalham sempre em benefício próprio, garantindo a aprovação de salários estratosféricos e benefícios que só mesmo eles encontram formas de justificar...
Quando já encerraram a ilustre "carreira", acabam se tornando verdadeiras "traças", que corroem os estados devorando aposentadorias vitalicias e extensivas às famílias mesmo após sua morte. Fala sério... Pior que praga do Egito!
 
Lúcio Nantes em 25/02/2011 01:43:24
Como qualquer um brasileiro que tem valores éticos sedimentados, fico indignado com esse demonstração de antropocentrismo individual que expõe a relação do suposto direito em relação as demais pessoas da sociedade. É tênue a relação entre o que se quer, é o que é o direito, o que se acha, é o que verdadeiramente é. Essas são as mentes dos dirigentes políticos de ontem, que fizeram escola e são copiados e reafirmado nos atuais. Que vergonha; até quando? Muda Brasil...
 
Tito Lívio em 21/02/2011 08:14:07
EU ACHO ENGRAÇADO O POLITICO BATER NO PEITO E DIZER EU FIZ ISSO EU FIZ AQUILO SENDO QUE ELE E ELEITO JUSTAMENTE PRA FAZER O QUE E MUITO BEM PAGO PRA FAZER. CRTO SERIA SE ELE DIZER FIZ E NAO COBREI NEM COBRO NADA POR ISSO PQ E MINHA OBRIGAÇAO.
QUE SABE UM DIA NOS TEREMOS ESSA FELICIDADE DE TERMOS POLITICO
DESCENTES E COM COMPROMETIMENTO COM O POVO.
 
MARIA IZABEL FLORES em 21/02/2011 08:02:04
Quando lemos uma matéria desse nível, temos vergonha de ser brasileiro, o cara receber mais de 40.000 por mês por governar por 12 anos enquanto nós trabalhamos 30 anos e se não tivermos 55 (mulher) 60 (homem) anos ainda caímos no desconhecido fator moderador, diga-se de passagem implantado pelos nossos queridos políticos.... Isso é uma vergonha, quanto a essas pobres famílias que o senhor sustenta senhor ex-governador, diga a eles que TRABALHAR DIGNAMENTE NÃO MATA NINGUÉM NÃO.
 
andréia laura de moura cristaldo em 21/02/2011 07:55:46
É sr pedrossian, reconhecemos que o Sr vez muito pelo nosso estamos, mas isto não justifica a sua ganancia pelo Dinheiro !! o que o sr vez, nos já pagamos pelo seu feito, não fique chorando pelos cantos, porque os seus antigos eleitores ficarão com vergonha !!!
 
vitor eduardo cesar Rojas em 21/02/2011 07:54:18
Vão dormir velhos!
 
Igor Jacob em 21/02/2011 07:52:29
Um homem do porte de Dr. Pedro Pedrossiam merece muito mais que estas pensões, nem deveria estar brigando por isto tinha, que ser reconhecimento olhem pro parque dos poderes quem fez foi ele e o morenão, tanta obras que se perdem as contas, este homem transformou mato grosso do sul, sou interioraro e tudo que tem na minha cidade Dr. Pedro que fez. Ele é digno destas pensões e merece é muito mais 'Pedrossiam uma vida voltada pra MS'.
 
alexandre prado em 21/02/2011 06:06:17
Estão querendo SANTIFICAR UM E SATANIZAR o outro por causa destas pensões, eu acho que realmente está errado nós termos que pagar a conta, mas estes dois também não criaram a lei que determinou este pagamento a eles, quanto ao Dr Wilson, rapidamente abrir mão desse beneficio, é puro oportunismo, já que muitos segmentos estão brigando para modificar isso na constituição, e mais dias menos dias vão conseguir, ele agora posa de BOM SAMARITANO, e ainda á quem ache este gesto, uma prova de honradez, tá brincando não é, HONRADO seria não ter aceito esta "benesse" lá no começo, agora, depois de trinta anos mamando quietinho nas tetas do erário vira santo? E tem mais, rico de familia e aos 93 anos sem despesas, até eu, abriria mão dessa "MERRECA" para me passar por PALADINO DA HONESTIDADE. áhh conta outra pô.
 
Antonio Mazeica em 21/02/2011 05:10:09
O que recebem é inconstitucional,devem não só para de receber como devolver tudo CORRIGIDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
JOSE LAUDINES MARINHO em 20/02/2011 12:53:26
O Fernandinho Beira-Mar também não vê problema nenhum nisso. Senhor Pedrossian, legítimo representante do Brasil atrasado, anacrônico. Ainda bem que essa família Pedrossinan resta no ostracismo, onde é o seu lugar. Ninguém mais vota nessa gente.

Almir Farias da Cunha
 
almir farias da cunha em 20/02/2011 12:51:44
Parabéns Dr.Wilson pela sua atitude, isso prova mais uma vez que os Martins são mesmo honestos e tem a politica no sangue...e governa com dignidade, motivos estes que fazem os poderosos qererem a cabeça de muitos...
 
mara martins em 20/02/2011 12:25:54
Coitado! Pedrossian sustenta quatro familias.Não aprederam a trabalhar, dar duro pra se sustentarem!O resultado é seu filho aprontando e sendo preso no Rio por lesão corporal. Com essas duas aposentadorias dava pra sustentar mais familias.Pedrossian foi um bom politico, mas pra terminar apareçe esse escandalo, imoralidade, rico mas não faz jus. E eu, tentando viver com 545,00 reais, não consigo nem o sustento da familia. E o Pedrossian, quetinho em sua fazenda,só comendo pelas beradas! Hê, Pedrão,hein?????
 
samuel gomes em 20/02/2011 12:25:50
Esse é um verdadeiro politico ainda tenta convencer que está certo vai q cola, de duas uma ou ele está ou o mundo está errado, agora se os seus filhos não se sustentam é o povo q tem q fazer isto deve ser BRINCADEIRA parabens a Wilson B. Martins e UMA HORA DE VAIA A PEDROSSIAN
 
Ricardo Bueno em 20/02/2011 12:05:18
O Pedrossian está mais quebrado que arroz de terceira. Vive e viveu às custas do dinheiro público a vida toda e não vai abrir a mão do osso, já que sustenta com suas pensões sua família inteira.
 
Luiz André Balachian em 20/02/2011 11:28:47
REALMENTE SR. PEDRO PEDROSSIAN, NÃO DA MESMO PARA COMPARAR A ESTATURA MORAL DE AMBOS, POIS O SENHOR ESTÁ EM LARGA DESVANTAGEM NESSE QUESITO. VERGONHA NÃO SÃO TODOS QUE A POSSUEM, QUANTO AO INSUCESSO DE SEUS NEGÓCIOS E DE SEUS FILHOS, NÃO É JUSTO QUE O CONTRIBUINTE PAGUE A CONTA DESSE FRACASSO.
 
Caio Fábio Junqueira em 20/02/2011 11:10:46
Que dóóóó´, ele (Pedro Pedrossian) tem que sustentar três famílias....será que não tem um pouquinho de dignidade e renunciar esta aposentadoria que nós contribuintes pagamos a duras penas dos inumeros impostos mais carros do país e ensinar os seus filhos a trabalhar como todo cidadão brasileiro responsável pelas suas famílias o faz???? Com isso estaria ensinando digninidade para seus sucessores consanguineos. TRABALHAR É BOM DE MAIS!!!!
Um abraço a todos leitores desse renomado jornal eletrònico e a sues diretores.
 
Carla ferreira em 20/02/2011 11:05:02
É uma falta de respeito esse senhor vir à público dizendo que sustenta quatro famílias, como se o povo não conhecesse o histórico de política dessa família. Graças a Deus que se aposentou, pois não precisamos de mais um demagogo no poder, se beneficiando do dinheiro público.
 
Alessandra Batista em 20/02/2011 10:55:22
nAo sei Pq tanta preocupação com aposentadorias do Dr. Pedro e wilson. Tão pouco dinheiro pra pessoas que fizeram tantas coisas pelo ms. Pior Sao os novos políticos que assumem 1 Mes de mandato e querem pensão vitalícia. Fora os roubos e fraudes que sempre acabam em pizza.
 
Antonio Carlos moraes em 20/02/2011 09:37:09
A história julgará esses dois Srs. Ainda bem que o PP construiu inumeras obras batizou com seu nome e de familiares, para massagear seu infinito ego. Só assim para seu nome ser lembrado, pois o povo sabe o que ele fez. E, como conseguiu tantas fazendas se "sempre se dedicou ao serviço público". Me engana que eu gosto. E se seus filhos não tem profissão a culpa é sua, que sempre mimou-os e nunca trabalharam.
 
Carlos Castro em 20/02/2011 09:23:58
Isso, eles trabalharam fizeram obras que ajudaram a progredir o estado, mas quem fez mesmo foi o trabalhador que suou a camisa no sol escaldante e, hoje se tem aposentadoria deve ser de 500 reais no máximo, enquanto eles brigam por aquse 30 mil reais! que poca vergonha!
 
Anderson Soares da silva em 20/02/2011 08:26:32
Bem, até onde eu entendo, cargo conseguido com voto do povo não é profissão, é vontade propria, e se quisesse conseguir uma aposentadoria digna, deveria recolher como todo trabalhador faz. O fato de sustentar quatro familias, isso demonstra que seus herdeiros não conseguiram gerar renda para o proprio sustento. Isso acontece com muitos aposentados, porém em sua maioria que recebem um salario minimo.
 
MARCO COSTA em 20/02/2011 07:58:40
Não sei como algumas pessoas ainda idolatram essa figura.
 
Áttila Gomes em 20/02/2011 06:53:26
bom, os nossos governantes deveria se aposentar como funcionario publico, com 35 anos de trabalho, ainda ele fala que nos nao temos a a ver com isso..
nao é do bolso dele que sai....
 
celso ramires em 20/02/2011 04:59:38
Certo Dr.Pedro.Não foi ele quem escreveu esse direito na Constituição e fim de papo. Se ele tem esse direito , faz jus em beneficiar sem atingir a lei. O que pesa nessa hora é que alguns tentam emprestar o chapéu tomado dos outros.
 
luiz ribas em 20/02/2011 04:53:12
Sei que os dois nunca passaram por necessidades como o povo , sei tambem que a aposentadoria é direito de todo trabalhador ("trabalhador")não duvido que um dia eles trabalharão , mas não aceito este direito de terem está aposentadoria milionária , se umabdicou dela ,é porque está com a burra cheia.
 
Ilda Rodrigues dos Santos em 20/02/2011 04:45:06
Plena de sabedoria a frase do eng° Pedro Pedrossian: "Nunca fui pai da virtude"...

É uma pena que essa sabedoria não persita quando ele afirma que não interessa a ninguém saber o valor de sua aposentadoria. Engana-se o eng° Pedrossian, pois a aposentadoria que ele recebe é paga com os impostos desembolsados pelos cidadãos.

Seu perfil de "fazedor de obras (placas)" e de ególatra colocam o ex-governador em um patamar muito abaixo dos verdadeiros estadistas.

O Brasil somente será uma verdadeira democracia quando todas as pessoas que recebam dinheiro público sejam obrigadas a abrir suas contas, abdicando do direito (?) de sigilo fiscal.
 
Paulo Sérgio Franco do Amaral em 20/02/2011 04:21:32
É brincadeira, começa mamando, vive mamando e morre mamando será continuará mamando, é o fim da picada.........,.,.,.
 
orlei martins barbosa em 20/02/2011 03:58:44
Acho uma total falta de vergonha desses governadores além de passar seus mandatos fazendo falcatruas, super faturando obras etc, etc e tal , ainda querem pensão vitalícia. Uma funcionária publica tem que trabalha 30 anos para ter direito ao beneficio, eles querem fazer
o povo mais uma vez de idiota.
Quanto a fazenda do senhor Pedro no mínimo foi fruto de grilagem.

(Político e o individuo que quando se elege assume dois compromissos um com ele e outro com o povo o primeiro ele cumpre).
 
Erothildes Batista Dias em 20/02/2011 03:55:02
ESSAS APOSENTADORIAS SÃO VERGONHOSAS, MAS, A MATERIA AFIRMA QUE O SR. PEDRO PEDROSSIAN NÃO EMPREGOU SEUS FILHOS E TEM QUE SUSTENTAR QUATRO FAMILIAS? SEUS FILHOS SÃO DEFICIENTES? NÃO SE PROFISSIONALIZARAM, NÃO TRABALHARM, NÃO CONSEGUEM SE SUSTENTAREM? POBREZINHOS DEVEM REALMENTE NECESSITAR!
 
antonia glorizete de almeida em 20/02/2011 03:36:04
Coitadinho!!!!! tenho pena dele, como ele poderá viver com um mísero salário mínimo, se ele fosse brasileiro quem sabe!!!!! ele tá certo até eu se tivesse esse sálario faria o mesmo, qnto as outras famílias que ele sustenta, tenho pena deles, viver nas custa do pai que ganha tão pouco.....kkkkkkkk!!!!
 
ari rickel em 20/02/2011 03:14:46
Apos os noventa anos ninguem precisa provar nada pra ninguem.O Dr. Wilson é e sempre foi exemplo de homem digno e honesto.Só isto basta!
 
Janio Santos Pereira em 20/02/2011 03:05:21
Certíssimo, o Dr. Pedro Pedrossiam, estou com ele e não abro.
 
Angel Dourado em 20/02/2011 01:52:49
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions