A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

07/08/2014 14:42

Perito do MS diz que gravação envolvendo Delcídio foi editada

Ludyney Moura
Laudo pericial contratado por Delcídio, aponta manipulação e edição de vídeo publicado pela revista Veja. (Foto: Reportagem)Laudo pericial contratado por Delcídio, aponta manipulação e edição de vídeo publicado pela revista Veja. (Foto: Reportagem)

O senador Delcídio do Amaral, candidato do PT ao governo do Estado, contratou um instituto de perícias para analisar as imagens do vídeo divulgado pela revista Veja no domingo (3), no qual ele é citado como um dos responsáveis de um suposto esquema para fraudar a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras. O perito extrajudicial concluiu que houve edição do material.

Segundo a assessoria do senador, o laudo é assinado pelo diretor da divisão de perícias de engenharia e meio ambiente do IPC (Instituto de Perícias Científicas de Mato Grosso do Sul), Fernando Klein, e foi finalizado na terça-feira (5).

“Com base nos elementos materiais analisados no presente Parecer Técnico, conclui este Perito Extrajudicial que, mediante análise do arquivo disponibilizado no endereço eletrônico (http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/gravacoes-comprovam-cpi-da-petrobras-foi-uma-grande-farsa ), com duração de 2min e 40 seg, não há uma sequencia lógica para o arquivo que permita qualquer vínculo do contratante (Delcídio do Amaral) a eventual orientação repassada aos depoentes da CPI da Petrobras”, conclui o laudo.

O documento conclui que houve edição do vídeo, e explica os motivos. “Do arquivo analisado separamos segmentos que demonstram a edição do mesmo, sendo claramente perceptível pelo menos duas interrupções na sequencia das falas, a primeira com 1 minuto e 12 segundos e a outra com 1 minuto e 30 segundos. O uso de palavras separadas de sua sequência original pode trazer interpretação destoante do efetivo contexto em que teriam sido empregadas. Dessa forma, não há credibilidade para a interpretação do conteúdo e da aplicação dos diálogos constantes na gravação de 2minutos e 40 segundos disponibilizada no sítio eletrônico da revista Veja, dada a evidente edição do mesmo”, aponta trecho do laudo.

A assessoria de Delcídio, que hoje deixou de lado a campanha para cumprir agenda legislativa em Brasília, alegou que o IPC é o maior e mais conceituado instituto de perícias de Mato Grosso do Sul. Ele é responsável por pelo menos 70% de todas as investigações periciais requisitadas pela Justiça no estado

Ainda no domingo, mesmo dia que a revista chegou às bancas, o próprio Delcído já havia se manifestado em repúdio às afirmações feitas pelo periódico. “Rejeito, com grande indignação, qualquer suposição de minha participação na articulação de depoimentos de quem quer que seja nas duas CPIs da Petrobras em andamento no Congresso Nacional”, disse o senador.

Veja - De acordo com a revista Veja, a gravação mostra que os investigados pela CPI da Petrobras receberam perguntas dos senadores governistas antes de prestarem seus depoimentos, e ainda foram treinados para isso. Os beneficiados pelo esquema seriam a presidente da estatal, Graça Foster, e o ex-diretor da divisão internacional da empresa, Nestor Cerveró, que foram ouvidos pelos parlamentares na comissão que apura o prejuízo decorrente da compra da refinaria de petróleo de Pasadena (EUA).

A divulgação causou polêmica no Congresso Nacional, que, a pedido da oposição, vai investigar a denúncia de que os dirigentes da Petrobras tiveram acesso às perguntas antes de depor na comissão.



não precisava contratar perito,para constatar que houve a edição da gravação; A perícia deveria ser realizada apenas na gravação original, qdo requisitada em juízo ou fora dele. Agora o teor das denúncias é muito grave, pena que o Brasil não é sério !!! os meios de comunicação estão amarrados (pela ditadura da propaganda oficial - falou mal - cancela anúncio), restando apenas a revista Veja (sabe-se lá até qdo ???), enquanto isso caminhamos a passos largos rumo a ditadura bolivariana !!!, e o decreto 8243 que criou os conselhos populares, cadê o congresso para vetá-lo ???? Estou com vergonha do Brasil !!! que perde diariamente empreendedores, que estão indo para outros países ... Fica a pergunta quem vai pagar impostos para o gov. manter as bolsas da vida ????
 
Janes Eduardo de Barros em 07/08/2014 19:47:05
´´sabe de nada inocente´´
 
cesar guerreiro em 07/08/2014 18:43:03
Ah.tá..., aham...certo...
Quer dizer que a revista Veja também está enganada ?
Aham...ta´bom...acredito!
Escuta : " Vocês acham que eu tenho cara de bobo? de idiota? de otário?
Que eu não sei ler, interpretar o que leio, ou não sei captar onde vocês querem chegar resguardando o Delcídio?
Ah, vão catar coquinho!!!!
 
henrique luiz mayer nunes em 07/08/2014 15:10:36
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions