ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

Petrobras vai vender usina de fertilizantes parada há 2 anos

Um Consórcio Chinês está negociando o empreendimento e pagará dívidas. Na quarta-feira o TCU deverá liberar a negociação

Lucas Junot | 10/03/2017 17:34
As obras foram paralisadas em 2014 quando 82% dos serviços já estavam concluídos (Foto: Perfil News)
As obras foram paralisadas em 2014 quando 82% dos serviços já estavam concluídos (Foto: Perfil News)

A reunião entre deputados, senadores, o governador Reinaldo Azambuja e o presidente da Petrobras, Pedro Parente, na tarde desta sexta-feira (10), em São Paulo, além de encaminhar a discussão sobre a crise do gás no Estado, também apresentou avanços na continuidade das obras da UFN-3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados), em Três Lagoas, que estão há mais de dois anos paradas. Na próxima quarta-feira (15), a usina estará pronta para ser vendida. Um consórcio chinês negocia a conclusão da obra e deverá pagar as dívidas que a estatal tem com centenas de fornecedores no município, que superam R$ 38 milhões.

O senador Pedro Chaves (PSC), que esteve presente na reunião, contou que conversou com o ministro da Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro, para cobrar uma resposta rápida do TCU no processo que analisa a venda dos ativos da Petrobras. Entre esses ativos está a fábrica de fertilizantes que a empresa começou a construir em Três Lagoas.

As obras foram paralisadas em 2014 quando 82% dos serviços já estavam concluídos. De acordo com o senador, o ministro José Múcio garantiu que o TCU vai destravar o processo, liberando a Petrobras para vender a fábrica, o que foi confirmado por Parente.

Ontem o Campo Grande News noticiou que o secretário da Semade (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), Jaime Verruck, entregou um ofício ao ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho, cobrando uma solução para o problema. “O ministro nos afirmou que se tem um UFN que vai terminar é a de Três Lagoas, que já está 82% executada”, alegou o secretário.


O governador disse que a UFN representa muito mais uma questão jurídica e burocrática, do que algum problema mercadológico. “O governo vai fazer a pressão necessária, junto com a bancada para destravar e dar continuidade à obra. A UFN III é uma prioridade. Com a expansão do agronegócio brasileiro, ela dá competitividade estratégica para o país”, comentou.

Obras paradas - O que era para ser a maior fábrica de fertilizantes do Brasil, é hoje uma grande obra parada e aparentemente sem destino. Com cerca de 80% concluída e R$ 3 bilhões investidos pela Petrobras, a UFN-III (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados) completa dois anos sem avanços. Os mais de cinco mil trabalhadores que movimentaram a economia de Três Lagoas, estão reduzidos a uma pequena equipe de manutenção.


A inauguração prevista para setembro de 2014, ficou para trás, sem remarcações. Em 10 de dezembro daquele mesmo ano, a Petrobras rescindiu contrato com o Consórcio formado pelas empresas Galvão Engenharia e a Sinopec Petroleum, alegando descumprimento de cláusulas. Até então, a obra iniciada em fevereiro de 2013 foi marcada por protestos de funcionários que alegavam o não pagamento de salários.

Nos siga no Google Notícias