Piloto assume superintendência da Pesca em MS e promete levantamento

O novo superintendente da Pesca em Mato Grosso do Sul, Luiz David Figueiró (PRB), tomou posse nesta quarta-feira na sede do órgão ligado ao Ministério da Pesca e Aquicultura em Campo Grande e prometeu se inteirar dos atuais projetos da pasta.
Piloto civil a serviço do Governo do Estado desde 1978, ele foi empossado pelo ministro da Pesca, senador Marcelo Crivella (PRB), por meio de videoconferência, de Brasília (DF).
- Leia Também
- Tesoureiro do PRB será novo superintendente da Pesca em MS
- Ministro aposta em MS para produzir 1 milhão de tonelada de pescado por ano
Indicação política do partido, Figueiró admitiu que não ser técnico da área, a exemplo de Crivella, que cravou logo ao assumir o ministério não saber nem "colocar minhoca no anzol". No entanto, garantiu que está apto a desempenhar um bom trabalho à frente da superintendência.
Num Estado que tem grande parte da atividade econômica concentrada no binômio boi-soja, o novo titular da pasta no Estado adiantou que pretende melhorar a condição dos pescadores profissionais.
O engenheiro da superintendência, Adilson dos Santos, adiantou que Figueiró encontrará o que o setor tem de maior dificuldade em MS até agora: a obtenção de licenças ambientais para os principais projetos da área.
Entre eles estão três parques aquáticos, que podem mais que duplicar a capacidade de produção de pescado sul-mato-grossense, localizados em Jupiá, Porto Primavera e Ilha Solteira, produção dividida com São Paulo.
Só o projeto de Ilha Solteira pode elevar para 30 mil toneladas de pescado por ano em Mato Grosso do Sul, mas a licença ainda está em fase inicial. Os outros dois parques ainda estão em fase de estudo.
Politicamente, o PRB, partido que conta com apenas oito vereadores em Mato Grosso do Sul, ganha com a nomeação de Figueiró. É o que destaca o presidente do partido em MS, Reinaldo Ferreira.
“A militância conseguiu articular a indicação com o ministro Crivella e ele (Luiz David) tem muito a conquistar”, comentou.
O novo titular da Pesca no Estado deve realizar, nos próximos dias, agendas com o governador André Puccinelli (PMDB) e fazer visitas como à Assembleia Legislativa, Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e Embrapa.
Biografia - Luiz David Figueiró é formado em Direito. Iniciou a carreira de Piloto Civil em 1975. Desde 1978 exerce a função de Comandante de Aeronave no Governo de Mato Grosso do Sul, na Governadoria.
Faz parte da Banca de Advogados LGA (Advogados Associados nas áreas do Direito Civil e Aeronáutico) desde 1996. Prestou Consultoria Jurídica a empresas de Táxi Aéreo para adequação do novo sistema de homologação aeronáutica- CHETA, entre 2001 e 2002.
Integrou equipe técnica da Secretaria Especial de Transportes entre 2000 e 2002. Foi assessor do Ministério dos Transportes entre 2003 e 2004.

