ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Ministra sugere tanques de pesca no lugar de pastagens degradadas

Fabiano Arruda | 23/05/2011 19:13

Salvatti e Puccinelli discutiram projetos estratégicos para aumentar produção de peixes no Estado

Produção de peixes em MS pode aumentar de 20 mil toneladas para 200 mil, diz ministra. (Foto: Divulgação)
Produção de peixes em MS pode aumentar de 20 mil toneladas para 200 mil, diz ministra. (Foto: Divulgação)

A ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, que cumpre agenda desde ontem em Mato Grosso do Sul, sugeriu hoje à tarde, em entrevista na Governadoria, a escavação de tanques aquáticos no lugar de pastagens degradadas pelo gado como estímulo à piscicultura no Estado.

Salvatti fez a sugestão como forma de aproveitar as áreas e destacou o potencial e a diversidade de peixes em Mato Grosso do Sul. “O Estado tem um enorme potencial, em área, pesquisa e espécies. Há muita água para aproveitar”, disse.

Em Mato Grosso do Sul são três parques aquáticos: Jupiá, Porto Primavera e Ilha Solteira. Com a produção dividida entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, a reivindicação da ministra foi que o governo do Estado crie legislação específica para que os recursos gerados por meio desta economia contemplem as duas federações.

O projeto destacado por Ideli é o da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, em São Paulo, na bacia do Rio Paraná, mas que contempla Mato Grosso do Sul e Minais Gerais, conforme ela. A área é destinada para instalar tanques redes, destinados a engorda de peixes.

“Mato Grosso do Sul, que produz 20 mil toneladas por ano, pode produzir 200 mil”, vislumbrou.

Outro ponto defendido pela ministra para MS é uma política de isenção tributária para pequenos produtores de peixes. Após conversa com o governador, ela afirmou que acredita ser possível que a legislação estadual seja modificada para contemplar o pedido. Além disso, reivindicou a agilidade na liberação das licenças ambientais para este segmento.

Depois de se reunir com Puccinelli por cerca de uma hora, a portas fechadas, Ideli diz que deixou o encontro otimista com a recepção do governador sobre a criação de um possível departamento ou até Secretaria Estadual de Pesca para atender a diversidade, sobretudo, por conta do Pantanal.

Ideli comentou ainda que discutiu com André sobre a relação entre crescimento da produção de espécies no Pantanal e o turismo ecológico sustentável. “Também queremos que ocorra aqui uma boa convivência entre a pesca profissional e a pesca turística amadora, sempre atentos para não prejudicar o meio ambiente”, frisou.

Ela citou exemplos de iniciativas executadas no Norte do País como limitações de pesca em determinados períodos e rios, além da piracema, para preservar a reprodução de peixes.

Aquário - Sobre o Aquário do Pantantal, que terá assinatura de ordem de serviço nesta noite em Campo Grande, a ministra ressaltou a projeção que a obra dará para Mato Grosso do Sul.

“É um aquário que dá visibilidade para as espécies do pantanal, que são quase uma grife. Ele ajuda a desenvolver esta ideia ecologicamente sustentável que é o Pantanal”, finalizou.

O senador Waldemir Moka (PMDB), que acompanhou a ministra no encontro com Puccinelli, também destacou a obra. “É um projeto emblemático que vai destacar a questão educacional, de pesquisa, e o potencial imenso de Mato Grosso do Sul, que tem totais condições de integrar a crescente nacional da produção de peixes no País”.

Nos siga no Google Notícias