ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 28º

Política

PMDB quer disputar prefeitura em 30 municípios de MS

Por Redação | 26/01/2008 12:17

O PMDB deve disputar a prefeitura de 30 cidades de Mato Grosso do Sul nas eleições deste ano. De acordo com o presidente regional do partido, Waldemir Moka, atualmente, 25 prefeituras estão sob a administração de peemedebistas. Há noves meses de enfrentar as urnas, o partido começa a desenhar o cenário do pleito eleitoral.

Moka, que participou hoje do 1º Encontro de Integração Estadual do partido, realizado em Campo Grande, destacou que em Dourados (segunda maior cidade do Estado), o candidato do PMDB será o deputado federal Geraldo Resende. "Isso é inegável", declarou.

Segundo ele, Resende informou que tem o apoio do PMDB municipal, portanto, se comporta como candidato. Ainda sobre Dourados, Moka apontou que seria um equívoco uma disputa entre PMDB e DEM, com a eventual candidatura do vice-governador Murilo Zauith.

Na Capital, o presidente regional do PMDB demonstrou concordar que o vice na chapa do atual prefeito Nelson Trad Filho seja definido por pesquisa. "Hoje em dia é muito difícil fazer algo que não seja objeto de avaliação", afirma Moka. A pesquisa é defendida por Trad Filho.

Já a possibilidade dos tradicionais rivais políticos PMDB e PT se coligarem é encarada como improvável. "Não é que seja impossível. Mas as pessoas têm dificuldade em aceitar esse tipo de aliança", analisa o deputado federal. Por enquanto, a dobradinha é realidade em Sonora ( o vice-prefeito é petista) e pode ser adotada em Corumbá, onde o PMDB trabalha com a possibilidade de indicar o vice na chapa do atual prefeito Ruiter Cunha (PT).

Na definição do senador Valter Pereira (PMDB), o período é de "aquecer os motores". Segundo ele, a tônica das reuniões é o processo eleitoral. "O partido inicia o ano conversando com as lideranças municipais, incentivando-as. Quem tem mais tempo de estrada acaba dando orientações", assinala. O senador reforça que os nomes dos candidatos serão definidos pelos diretórios municipais.

Discurso