ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

PMDB vai ouvir advogados de André antes de decidir sobre convenção

Ricardo Campos Jr. | 15/11/2017 10:33
Polícia Federal em frente do prédio de Puccinelli nessa terça (Foto: Viviane Oliveira)
Polícia Federal em frente do prédio de Puccinelli nessa terça (Foto: Viviane Oliveira)

O PMDB vai ouvir o advogado de André Puccinelli, Renê Siufi, sobre os aspectos jurídicos da prisão do ex-governador antes de decidir se mantém a convenção agendada para sábado (18). A informação foi passada pelo atual presidente da legenda, deputado estadual Junior Mochi.

Segundo ele, dirigentes do partido se reúnem amanhã para avaliar a viabilidade do encontro, já que Puccinelli assumiria a executiva.

Mochi não quis dar a opinião dele sobre o possível adiamento. “Todo esse cenário, nós resolvemos decidir em conjunto, com todos os membros. O advogado do André vai trazer erra orientação para que nós possamos formar um juízo”, disse ao Campo Grande News.

Já a respeito da operação Papiros de Lama, que deteve Puccinelli e outras três pessoas, incluindo o filho dele nessa terça-feira (14), o deputado estadual afirma que o momento requer cautela.

“Tudo o que eu ouvi por parte das pessoas é aquilo que está estampado na imprensa. A prisão preventiva tem condicionantes previstas em lei para ser determinada. Não vejo que elas estavam presentes, mas é uma questão muito técnica, fica difícil emitir uma opinião isolada. Penso que o momento seja de cautela, de avaliar, conhecer os fatos com profundidade”, pontua.

Prisão - As investigações da Polícia Federal apontam R$ 235 milhões em desvios e que o ex-governador era quem comandava o esquema de recebimento de propinas, cujo operador era Ivanildo Miranda, pecuarista que delatou Puccinelli à Justiça.

Puccinelli e o filho, Jodascil Gonçalves Lopes e João Paulo Calves foram presos de forma preventiva, que é a detenção que dura por tempo indeterminado. Ontem à tarde, em audiência de custódia, a Justiça Federal determinou a continuidade das prisões.

Conforme o advogado que defende Jodascil e João Paulo, André Borges, ainda está sendo avaliado se o pedido de revogação da prisão de seus clientes será direto na Justiça Federal ou no TRF (Tribunal Regional Federal), instância superior.

O advogado Antonio Claudio Mariz de Oliveira, que também representa Puccinelli, entrou com habeas corpus para revogar a prisão do ex-governador e de André Puccinelli Júnior. O pedido foi protocolado no TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, instância superior à Justiça Federal, que determinou as prisões preventivas dos dois.

Conforme consta no processo do Tribunal Regional, o responsável por analisar o habeas corpus será o desembargador Paulo Fontes. O pedido foi anexado no fim da tarde de terça-feira.

Os Puccinelli passaram a noite na cela 17 do Centro de Triagem, que já “hospedou” presos conhecidos, como o procurador aposentado Carlos Alberto Zeolla, o ex-deputado federal Edson Giroto (preso justamente em fase anterior da Operação Lama Asfáltica), o ex-prefeito Gilmar Olarte e o empresário João Amorim.

Nos siga no Google Notícias