ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

População forma fila quilométrica para ver Lula e Dilma

Redação | 24/08/2010 19:24

Fila quilométrica com muita gente se espremendo para ver o presidente Lula e a candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff. Desde às 18 horas, o público já chegava à avenida Fernando Corrêa da Costa, no centro de Campo Grande.

O desafio era entrar na estrutura montada na via para conferir de perto o comício do PT, com o presidente, tendo que se submeter a um sistema com cinco detectores de metais.

A fila de pessoas começou do cruzamento da avenida Fernando Corrêa com a rua 14 de Julho até a rua 26 de Agosto. No sentido contrário, a fila também se aglomerava por mais de uma quadra.

Até o posto de combustíveis localizado em frente ao palanque ficou lotado. Estimativa da PM (Polícia Militar) é de que 25 mil pessoas estavam no local por volta das 20 horas.

O canteiro da Fernando Corrêa foi tomado por barracas, com ambulantes vendendo salgados, espetinhos, cervejas. Teve espaço até para uma banca de tatuagem de henna.

Militância - Militante do PT há muito tempo, mas filiada desde 2002, Evanir Lopes de Souza, moradora em Dourados, mãe de 12 filhos e casada com um gari, foi a primeira mãe a receber o Bolsa Escola em seu município, em 1999, quando Zeca assumiu o governo.

Evanir acompanhou a visita do presidente Lula em Dourados e afirmou ser fã de carteirinha dele. "Já me encontrei com ele em diversas ocasiões, sou apaixonada pelo Lula. Sempre que fico sabendo que ele virá para Mato Grosso do Sul eu dou um jeito de encontrá-lo".

Como prova da paixão pelo PT, Evanir fretou um ônibus com mais 40 pessoas, que pagaram o aluguel com dinheiro do próprio bolso.

Militantes do partido puderam ser vistos uniformizados com bandeiras e camisetas de vários candidatos a deputados estadual e federal. Tudo de forma organizada.

Para garantir ampla visão de tudo que ocorria lá dentro, foram montados dois telões ao lado do palanque. Em cada telão, uma pequena multidão se aglomerou para ouvir e ver os discursos.

Apesar de programado para começar às 19h, o comício do PT só iniciou por volta das 20h20, com a chegada de Dilma e Lula.

No palanque, eles dividiram espaço com dezenas de pessoas, a maioria candidatos nestas eleições. No "pelotão" de frente, Lula ao lado de Dilma, Zeca e dos candidatos ao Senado Delcídio Amaral e Dagoberto Nogueira e seus respectivos suplentes, como a professora Gilda e o empresário Pedro Chaves.

Segurança - Conforme o primeiro tenente Joselito, da Polícia Militar e um dos responsáveis pela segurança no local, mais de 45 homens da PM, sendo 30 a pé e 15 em viaturas, garantiram a segurança durante todo o comício.

Mesmo assim, agentes federais à paisana, bem como policiais militares de altas patentes, também à paisana, marcaram presença no local.

Ambulantes - Marcelo Marques de Rezende, 37, o tatuador, contou ao Campo Grande News que trabalha há muito tempo em feiras. "Hoje eu vim aqui para garantir um extra".

Com o mesmo objetivo, Raquel Rodrigues, 29 anos, montou uma barraca de cachorro quente no lugar. Acostumada a trabalhar todo domingo na avenida Afonso Pena, ela quis hoje aproveitar a "muvuca", como disse à reportagem.

Sem papas na língua, a ambulante frisou que nestas eleições votará no candidato Zeca do PT, porque, segundo ela, "ele é a favor das micro empresas, dos ambulantes, ele entende o trabalho da gente". Nesta terça-feira, Raquel esperava perder as contas de quantos cachorros quentes venderia.

O ambulante Daniel Rodrigues da Silva, 54 anos, ganha a vida vendendo espetos e bebidas em "qualquer lugar onde tiver evento". Simpatizante do PT, seu voto será em Zeca, já que, de acordo com ele, "nunca embaçou com os ambulantes".

Aparecido Amâncio fechou um estacionamento na Fernando Corrêa, em frente à Loja de Veículos Endocar. Ele delimitou um espaço e cobrava o valor de R$ 3 para motos. "Eu ganho dinheiro fazendo isso".

Nos siga no Google Notícias