ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Política

Posse de Siufi devolve processo da Coffee Break para o Tribunal de Justiça

Aline dos Santos | 10/02/2017 08:55
TJ vai reassumir julgamento de denúncia contra políticos e empresários. (Foto: Arquivo)
TJ vai reassumir julgamento de denúncia contra políticos e empresários. (Foto: Arquivo)

O processo da Operação Coffee Break, que denunciou 24 políticos e empresários pela cassação do ex-prefeito Alcides Bernal (PP), voltou para o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). A decisão é do juiz da 6ª Vara Criminal, Márcio Alexandre Wust.

De acordo com o magistrado, compete ao Tribunal de Justiça julgar e conhecer crimes praticados por deputados estaduais. A decisão destaca que o então vereador Paulo Siufi (PMDB) tomou posse na última terça-feira (dia 7) como deputado estadual.

Desta forma, a Coffee Break “sobe” para o tribunal. Em outubro do ano passado, a denúncia “caiu” para a primeira instância após a renúncia de Gilmar Olarte, que tinha direito a foro privilegiado mesmo na condição de prefeito afastado.

A vaga ocupada por Siufi na Assembleia Legislativa foi aberta por Marquinhos Trad (PSD), eleito prefeito de Campo Grande. A primeira suplente era Délia Razuk (PR), que assumiu o Poder Executivo em Dourados. Desta forma, o vereador herdou a cadeira no Poder Legislativo.

Considerando o instituto da prevenção, o processo deve voltar para o desembargador Luiz Claudio Bonassini da Silva, que em 2015 autorizou a primeira fase da operação e o afastamento de Olarte. A renúncia do então prefeito afastado era uma medida para que o processo tramitasse em primeiro grau, abrindo mais uma possibilidade para recursos.

Com mais de 40 mil páginas, a denúncia da Coffee Break foi feita em junho de 2016 ao Tribunal de Justiça. Passados oito meses, a Justiça nem decidiu se aceita ou não a denúncia.

Núcleos – Na esfera de associação criminosa, os denunciados são: Gilmar Olarte, João Amorim (empresário), João Baird (empresário), Mario Cesar (ex-vereador), Fábio Machinsky (empresário), Airton Saraiva (ex-vereador), Flávio César (ex-vereador), André Puccinelli ( ex-governador), Nelson Trad Filho (ex-prefeito), Luiz Pedro Guimarães (empresário), Raimundo Nonato de Carvalho (empresário), André Scaff (procurador afastado da Câmara) e Carlos Naegele (empresário).

Na corrupção ativa, foram denunciados: Gilmar Olarte, João Amorim, João Baird, Mario Cesar, Fábio Machinsky, Airton Saraiva e Flávio César. Na corrupção passiva, a denúncia era contra 11 vereadores: Edil Albuquerque, Carlos Augusto Borges (Carlão), Edson Shimabukuro, Gilmar da Cruz, Eduardo Romero, Jamal Salém, João Rocha, Alceu Bueno (falecido), Otávio Trad, Paulo Siufi e Waldecy Batista Nunes, o Chocolate. Edil, Shimabukuro, Jamal e Chocolate não foram reeleitos.

Nos siga no Google Notícias