ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Prefeito assina decreto para combater casos de nepotismo no município

Servidores terão que informar se existem parentes trabalhando em órgãos municipais

Leonardo Rocha e Kleber Clajus | 17/08/2018 11:51
Secretário da Controladoria Geral do Município, Evandro Ferreira, o promotor Adriano Resende e o prefeito Marquinhos Trad (Foto: Kleber Clajus)
Secretário da Controladoria Geral do Município, Evandro Ferreira, o promotor Adriano Resende e o prefeito Marquinhos Trad (Foto: Kleber Clajus)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) assinou decreto para combater casos de nepotismo no município. Os servidores terão que prestar informação se possuem parentes trabalhando nos órgãos e secretarias municipais de Campo Grande. Se houver dois comissionados, um terá que ser exonerado.

Estes “vínculos familiares” se referem a cônjuges, companheiros e parentes de até 3ª grau. Se houver um servidor efetivo e outro comissionado, o primeiro não pode ter cargo de confiança. “É uma questão de ser justo e decente. Se trata de uma medida que atinge pessoas que pregam a moralidade, mas usam o jeitinho brasileiro”, disse Marquinhos.

A intenção é na próxima semana sejam emitidos os formulários, que devem ser preenchidos pelos servidores até o final do ano. “As próprias pessoas vão fazer esta autodeclaração, será um impasse entre elas”, explicou o prefeito. Quem ocultar as informações pode ser punido com a exoneração do cargo.

Ficará a cargo da Secretaria Municipal de Gestão coordenar este levantamento, sendo que os casos identificados (nepotismo) serão encaminhados para CGM (Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência), que vai avaliar a situação. As eventuais demissões irão ocorrer a partir de janeiro de 2019, após finalização dos processos.

“Inevitável que irá haver desligamentos, mas a consequência será ampliar vagas em concursos para repor cargos. Acreditamos que será um número expressivo, que vai haver necessidade de ajustes nas secretarias e repartições”, disse o secretário municipal de Gestão, Agenor Mattiello.

Prevenção - Ele explicou que uma das ações preventivas será mapear os processos e padronizar atividades com “gestão eletrônica” de documentos, para que eventuais exonerações não prejudiquem o funcionamento da máquina pública. “Não podemos ficar reféns de papel e de pessoas”.

Já o promotor de Justiça, Adriano Resende, reconheceu que existiram denúncias de casos de nepotismo no município, que motivou a recomendação para ações efetivas da atual gestão. “É importante ter medidas preventivas, adotar mecanismos para coibir esta situação. Em via de regra a solução é a exoneração”.

Nos siga no Google Notícias