ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Prefeito de Japorã diz que tem comprovante de gastos

Redação | 18/08/2009 11:51

O prefeito de Japorã, Rubens Freire Marinho (PT), o Rubão alegou inocência das acusações de causar prejuízo de R$ 950 mil aos cofres da prefeitura.

Ele teria utilizado verbas públicas para o fornecimento de autorização de abastecimento de veículos oficiais e não oficiais e também na distribuição de combustível sem controle.

Ele chegou a ser afastado do cargo em consequência da decisão do Juiz da Comarca de Mundo Novo, Alexandre Tsuyoshi Ito, após denuncia do MPE (Ministério Público Estadual). Entretanto, recorreu e aguardará o julgamento do mérito na prefeitura.

Rubão disse que tem em mãos todos os documentos que comprovam os gastos com combustíveis. Entretanto, alega que estas provas não foram requisitadas pelo MPE.

O prefeito afirmou que os gastos se deram porque, entre o período de 2007 e 2008, a cidade tinha convênio com o Ministério da Agricultura, para revitalização da Agricultura Familiar.

Somente com este fim, diz o prefeito, foram gastos cerca de R$ 520 mil durante o período. Mais R$ 130 mil teriam sido destinados a convênios com associações e assentamentos, também na área de preparação de solo para o plantio.

Rubão alega que está amparado por lei e que não há necessidade de licitação, como afirmou o MPE, já que a cidade só conta com um posto de combustíveis.

"Há 17 anos é assim, sem licitação, a lei ampara porque não tem concorrência", alegou.

O prefeito comparou gastos de sua gestão com anos anteriores. Afirmou que em 2004, foram gastos R$ 625 mil em combustíveis. Se o dinheiro fosse gasto em gasolina, poderiam ser comprados 284 mil litros. No caso do óleo diesel, seriam revertidos em 383 mil litros.

Já em 2007, sob sua gestão, foram gastos R$ 728 mil. Esta verba seria suficiente para comprar 258 mil litros de gasolina ou 346 mil litros de diesel.

"A diferença é que, além de eu ter gasto menos em litros, havia somente 18 veículos na frota da prefeitura em 2004. Hoje são 40 carros, além dos convênios", justifica.

Nos siga no Google Notícias