ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Prefeito veta reserva de vagas para 1º emprego e criação de coordenadoria

Medidas foram aprovadas, anteriormente, pela Câmara Municipal, que ainda poderá derrubar as proibições do município

Mayara Bueno | 26/04/2018 08:38
Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Paulo Francis).
Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Paulo Francis).

A prefeitura de Campo Grande vetou o projeto de lei que previa destinação de 10% de vagas em empresas para pessoas que procuram o primeiro emprego. Neste caso, a proposta afirmava que as beneficiárias com isenção de impostos, concedida pelo município, deveriam reservar um quantitativo como forma de contrapartida.

Contudo, segundo o prefeito Marquinhos Trad, que assina o veto, o objeto de lei vetada já está previsto na Lei Complementar nº 29/1999.

Este texto prevê que a quantidade de empregos que serão oferecidos por estas empresas deve obedecer os percentuais de 10% para quem tem necessidade especial; 15% para trabalhadores acima de 40 anos e 20% para jovens trabalhadores iniciantes.

Para o município, estes 20% engloba o que queria o projeto. Por outro lado, afirma que qualquer alteração na lei poderia "prejudicar a liberdade de contratação do empresário, caso viesse a aumentar a porcentagem já destinada ao iniciante no mercado de trabalho".

Outro veto - Ainda na edição de hoje, o chefe do Executivo municipal vetou a proposta que autorizava a prefeitura a Coordenadoria de Atendimento Psicossocial na secretaria Especial de Segurança e Defesa Social.

A prefeitura se baseia na Lei Orgânica municipal no trecho em que proíbe a interferência de um poder nas funções que cabem ao outro. Ou seja, a Câmara Municipal não pode propor ou fazer valer alguma lei que trate sobra a organização da prefeitura.

Ambos os vetos serão encaminhados para o Legislativo municipal. Os vereadores podem optar por mantê-los, desta forma, arquivando os projetos. Ou, ainda, derrubar. Neste caso, os projetos se tornam leis.

Nos siga no Google Notícias