ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Prefeitos de MS se reúnem com Barroso para debater adiamento das eleições

Senado aprovou realização das eleições em 15 de novembro, devido a pandemia

Tainá Jara | 26/06/2020 17:29
Reunião do Conselho Político da CNM (Foto: Divulgação)
Reunião do Conselho Político da CNM (Foto: Divulgação)

Mesmo com o Senado Federal aprovando o adiamento das eleições 2020 para novembro deste ano, os prefeitos de Mato Grosso do Sul vão participar de reunião com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barro, na próxima segunda-feira. A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) chegou a defender a realização do pleito apenas em 2022, juntos com as eleições estaduais e para Presidência da República.

A preocupação dos gestores é com as condições sanitárias em momento de aumentos dos casos de covid-19. No Brasil, são mais de 1,2 milhões de casos confirmados e mais de 55 mil mortes. Mato Grosso do Sul tem 6.913 diagnósticos positivos, sendo que 68 óbitos.

O encontro por videoconferência com o ministro foi definido nesta sexta-feira (26), durante reunião virtual do Conselho Político da CNM (Confederação Nacional de Municípios), composto pelos presidentes das entidades estaduais de municípios.

Membro do Conselho, o presidente da Assomasul, Pedro Caravina, participou da reunião E adiantou que os prefeitos devem apresentar ao presidente do TSE as dificuldades de realizar eleições municipais neste ano.

Na última terça-feira (23), Caravina comandou videoconferência com os prefeitos do Estado, na qual decidiram marcar uma reunião com a bancada federal para discutir o assunto.

Hoje, CNM voltou a reforçar a preocupação dos gestores públicos com o risco que a população corre com a realização das eleições este ano por causa da pandemia.

“Temos que mostrar ao ministro, o porque entendemos a dificuldade de não se realizar o pleito eleitoral em 2020, sem que prejudique ainda mais a situação sanitária de nosso país”, defendeu Glademir Aroldi, presidente do CNM.

Ele lembrou que ainda não há consenso na Câmara dos Deputados para passar o projeto aprovado pelo Senado, que fixou os dias 15 e 29 de novembro como datas do pleito.

Na reunião, Aroldi contou como foi sua apresentação no Senado sobre as eleições, que a princípio, estão adiadas para novembro deste ano.

“Na reunião de segunda temos que mostrar para o ministro como funciona o processo, como é o dia da eleição no município, as pessoas envolvidas e todo o processo para que ocorra um pleito eleitoral em um município”, alertou o presidente da CNM.

No Conselho, ficou definida a participação de um presidente por Região, representando as todas as cinco do País.

Nos siga no Google Notícias