ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Prefeitura cria comissão para estudar mudanças nos incentivos fiscais

Osvaldo Júnior | 04/07/2017 17:17

Foi dado nesta terça-feira (dia 4) mais um passo para a reformulação da lei do Prodes (Programa para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande), sancionada pelo então prefeito André Puccinelli (PMDB) há quase duas décadas. Decreto publicado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial do município) cria a comissão de estudos que tem a tarefa de analisar e aprovar alterações na lei.

Conforme o decreto, assinado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), a comissão irá “analisar, aprimorar, modernizar e informatizar” o Prodes, cuja lei é de outubro de 1999. Isso será feito por meio de debates e os resultados fundamentarão minuta de projeto a ser encaminhado ao chefe do Executivo.

À frente dos trabalhos, estará o titular da Sedesc ( Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia), Luiz Fernando Buainain.Também participarão da comissão integrantes do Gapre (Gabinete do Prefeito), Segov (Secretaria de Governo e Relações Institucionais), Sefin (Secretaria de Finanças e Planejamento), Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana), PGM (Procuradoria-Geral do Município), Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) e CGM (Controladoria-Geral do Município).

Buainain estima que os trabalhos possam ser concluídos em dois meses. Depois disso, será elaborado projeto a ser enviado pelo prefeito à Câmara Municipal.

O secretário da Sedesc comentou que há muito o que mudar na lei do Prodes. No entanto, ele preferiu não detalhar aspectos que precisam ser revistos para não influenciar nas discussões da comissão. Buainain disse, ainda, que a nova lei irá beneficiar tanto o poder público quanto o empresariado.

De acordo com o secretário, a Sedesc enviou aos membros do Codecon (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico) – responsável pela aprovação de projetos de empresas que buscam incentivos fiscais e outros benefícios da prefeitura – e à Comissão Permanente de Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo da Câmara Municipal, ofícios solicitando colaboração para reformulação do Prodes. O decreto, publicado hoje, fixou prazo de 15 dias para as respostas.

Aprovações – Mesmo sem a mudança na legislação, o processo para análise e aprovação de projetos de empresas está mais ágil nesta gestão, conforme o secretário. Ele informou que, em seis meses, foram aprovados 28 projetos. “Antes, a média de aprovação era de dez projetos por ano”, comparou.

O estudo para avaliação e elaboração de nova lei do Prodes não vai interferir nas atividades do Codecon. “O conselho vai continuar se reunindo normalmente”, disse. O próximo encontro está marcado para o dia 17 deste mês, quando devem ser analisados entre cinco e sete projetos.

Nos siga no Google Notícias