ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Política

Prefeitura tem de ser “equilibrista” para dar reajuste, avisa secretário

Tema foi discutido em audiência na Câmara, com secretario de Finanças, Pedro Pedrossian Neto

Caroline Maldonado | 27/09/2021 12:21
Secretário Municipal de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto (com microfone), e vereadores, durante audiência pública. (Foto: Caroline Maldonado)
Secretário Municipal de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto (com microfone), e vereadores, durante audiência pública. (Foto: Caroline Maldonado)

A lei federal que proíbe o reajuste salarial a servidores federais, estaduais e municipais vale até 31 de dezembro deste ano. Já são dois anos sem aumento às categorias em Campo Grande e a prefeitura terá que ser “equilibrista” para conseguir conceder os reajustes a partir do ano que vem, nas palavras do titular da Sefin (Secretaria  Municipal de Finanças e Planejamento), Pedro Pedrossian Neto.

O desafio será reajustar os salários e, ao mesmo tempo, manter os 5% de poupança corrente líquida para não perder acesso aos financiamentos para obras. Tudo isso terá que ser feito em um cenário em que gastos com Educação e Saúde estão em alta, com a pandemia.

O secretário falou sobre o assunto durante audiência pública na Câmara Municipal, na manhã de hoje (27). O encontro foi para levar aos vereadores a demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais do 2º quadrimestre de 2021, ou seja, as contas de maio a agosto da prefeitura.

Durante a exposição dos cálculos, Pedrossian Neto disse que já prevê as categorias sindicais reivindicando aumento, a partir de janeiro do ano que vem. Apesar de reconhecer a necessidade dos reajustes, o secretário já adiantou que serão difíceis as discussões e explicou o porquê.

“As categorias têm aspirações legítimas de recomposição e de melhoria e correção de injustiças e iniquidades. Porém, fazendo discussão, meramente numérica, estamos verificando que temos dificuldades impostas pela poupança corrente líquida, que é um novo dispositivo da Constituição, de março deste ano, que diz: ou vocês têm 5% de poupança corrente líquida ou não tem mais empréstimos e financiamentos do governo federal para estados e municípios”, detalhou.

A situação financeira e as exigências da lei farão com que tenham que ser reduzidos os investimentos em obras, que hoje, estão em cerca de R$ 1,3 bilhão. Esse é o valor dos projetos que estão sendo executados em toda cidade, segundo Pedrossian Neto.

“Isso coloca o município na ponta do fuzil, com a espada no pescoço. Temos que virar equilibristas e, de um lado, atender as categorias de trabalhadores e, por outro lado, tentar fazer com que a despesa de pessoal esteja bem comportada para que a gente tenha os 5% de poupança. Não vai ser simples”, avaliou.

No balanço, o secretário destacou que o crescimento da receita corrente líquida nos quatro meses foi de 5,17%. Esse percentual é inferior ao do mesmo período do ano passado, em que a alta foi de 13,48%.

A despesa com pessoal tem crescido muito nos últimos meses, com as necessidades impostas pela pandemia, segundo o secretário. A Capital está gastando cerca de R$ 5 milhões a mais por mês com pessoal de Saúde e Educação. A volta às aulas, a vacinação e outros custos com tratamentos de covid-19 são os que mais demandam contratação de pessoal.

Nos siga no Google Notícias