ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Política

Prefeituras do Cone Sul e da fronteira ganham retroescavadeiras

Zemil Rocha | 25/02/2013 15:45
Delcídio e Grandão na entrega das máquinas (Foto: Divulgação)
Delcídio e Grandão na entrega das máquinas (Foto: Divulgação)

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 25 de fevereiro, a solenidade de entrega de retroescavadeiras para prefeituras de municípios do Cone Sul e da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. As máquinas adquiridas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA), dentro do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC) da Agricultura Familiar, foram entregues aos prefeitos de Amambai, Antonio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Caarapã e Paranhos.

Durante a solenidade, o senador Delcídio do Amaral (PT) orientou os prefeitos a se cadastrarem nos diferentes programas oferecidos pelo governo federal, para terem acesso a recursos e equipamentos colocados à disposição dos municípios.

Em nome dos municípios contemplados, o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa (PMDB), agradeceu o trabalho do MDA e da bancada federal, que está possibilitando beneficiar com retroescavadeiras 73 municípios sul-mato-grossenses que têm menos de 50 mil habitantes. “O empenho do delegado João Grandão, do senador Delcídio e dos demais senadores e deputados federais tem sido fundamental para fortalecer a agricultura familiar em todo o Estado”, elogiou.
Os prefeitos do Cone Sul, segundo Barbosa, estão engajados nessa luta. Citou que em Amambai, será realizado um seminário no dia 26 de abril, com a participação dos prefeitos, lideranças rurais, dirigentes dos movimentos sociais que atuam no campo e entidades como o Senar e o Sebrae, para discutir alternativas de ampliação desse trabalho, trazendo, além dos equipamentos que ajudam na manutenção das estradas vicinais, assistência técnica para os assentados e pequenos produtores. “Só a prefeitura de Amambai tem condições de adquirir, mensalmente, cerca de R$ 200 mil em alimentos produzidos pela agricultura familiar”, exemplificou Barbosa.

Delcídio disse que tem procurado dar o apoio necessário para liberação de recursos e equipamentos. “Assim como chegaram essas retroescavadeiras, muitos outros benefícios podem ser obtidos. A bancada de senadores e deputados está a disposição dos prefeitos, colocando seus gabinetes e equipes técnicas para orientar na elaboração dos projetos e, depois, na luta diária para conseguir a liberação dos recursos em Brasília. Independente do partido e das diferenças políticas, estamos trabalhando em conjunto para garantir melhor qualidade de vida aos moradores da capital e do interior do Estado”, salientou o senador petista.
Revelou que na semana passada conversou com o governador André Puccinelli e definiram que, dentro de no máximo 4 meses, os municípios também serão contemplados com motoniveladoras, adquiridas com recursos do governo federal, do governo do estado e de emendas ao Orçamento da União.

O delegado do MDA em Mato Grosso do Sul, João Grandão, informou que na semana que vem, em Ladário, serão entregues mais cinco retroescavadeiras para municípios da região do Pantanal, fechando a segunda etapa de distribuição de equipamentos , que foi iniciada no ano passado com a entrega de 40 máquinas. Ao todo, só este ano, estão sendo entregues 33 equipamentos.

Participaram também da solenidade os deputados estaduais Laerte Tetila (PT) e Mara Caseiro, e os deputados federais Geraldo Resende (PMDB) e Vander Loubet( PT).

Nos siga no Google Notícias