A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

01/04/2013 19:28

Presença forte de governo federal em MS inspira elogios a Dilma

Zemil Rocha
Ideli ao lado do governador André Puccinelli esta manhã na Assomasul (Foto: Vanderlei Aparecido)Ideli ao lado do governador André Puccinelli esta manhã na Assomasul (Foto: Vanderlei Aparecido)

A presença forte do governo da presidente Dilma Roussef na sede da Assomasul (Associação dos Municípíos de Mato Grosso do Sul), com a presença de três ministros e 13 secretários executivos ministeriais, motivou vários discursos de elogia à chefe do Executivo federal, que será candidata à reeleição em 2014. Deram esse tom aos seus discursos tanto os ministros visitantes, como Ideli Salvati (Relações Institucionais), quanto entre as autoridades do Estado, como o governador André Puccinelli (PMDB), o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), o senador Delcídio do Amaral (PT) e o presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo.

Ideli ressaltou os avanços, sob o governo, Dilma no atendimento aos municípios, enalteceu as conquistas sociais e revelou que a presidente da República fez algumas mudanças no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), superando a infra-estrutura urbana e abrindo espaço para ampliação de obras sociais, como a construção de quadras cobertas nas escolas. Até o ano passado só se construía quadras cobertas em escolas com mais de 500 alunos, passando agora a ser feitas nas com 100 alunos. O governo federal tem R$ 34 bilhões disponíveis para municípios brasileiros, conforme a ministra Ideli Salvatti.

O governador André Puccinelli destacou a “parceria do governo federal” para a execução de obras importantes no Estado. Observou, porém, que os municípios conquistam verbas federais se tiver equipe capacitada para elaboração de projetos.

Bernal foi bastante incisivo nos elogios ao governo da presidente Dilma. “Campo Grande só é o que é porque contou com o apoio do Governo Federal. Todas as obras mudaram a realidade da Capital e, isso, porque o governo Lula e, dando continuidade, o governo Dilma, se fizeram presente”, afirmou ele.

O presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo, ressaltou a importância do “governo federal deixar os gabinetes em Brasília para sentir o pulsar das massas”. Segundo ele, o governo da presidente Dilma Roussef tem sido “parceiro” dos municípios, principalmente nas ações de cunho social.

13 salas ministeriais – Além dos grandes eventos de abertura com discursos de políticos e palestras de ministros de Estado, o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas de Mato Grosso do Sul aproximou o governo federal os municípios de Mato Grosso do Sul, tirando dúvida e até promovendo encaminhamento de projetos nos vários setores. Foram instaladas 13 salas, uma para cada ministério presente no evento realizado na Assomasul.

Mato Grosso do Sul é o segundo estado a realizar o evento, destinado a orientar os novos prefeitos e seus assessores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades. O primeiro evento desse tipo foi realizado no Sergipe, dia 26, e novas capacitações serão realizadas até que sejam contemplados todos os Estados do país.

Os encontros nos estados dão continuidade ao repasse de informações sobre as principais políticas públicas do governo Dilma apresentadas, em janeiro, no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas. Durante o evento no Estado, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores participaram de palestras e recebem atendimento individual de representantes de mais dos ministérios. Entre as pastas presentes no evento, que começou às 8 horas e terminou às 18 horas, estiveram a da Saúde, do Desenvolvimento Social, da Educação, das Cidades, do Desenvolvimento Agrário, da Integração Nacional, do Planejamento, da Secretaria Geral, do Turismo, da Agricultura e da Pesca.

 

Governador participa de Encontro Estadual de Prefeitos e entrega kits escolares
O governador André Puccinelli participa nesta segunda-feira (1) da solenidade de abertura do Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas de Mato Gross...
Puccinelli participa de Encontro de Prefeitos com a presença da ministra amanhã
O governador André Puccinelli (PMDB) começa a semana participando do Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas de Mato Grosso do Sul com órgãos fede...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions