ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

Presidente da Acrissul quer debate sobre PT sem paixões

Redação | 24/11/2009 12:49

Escolhido para ser o interlocutor entre os produtores rurais e o Partido dos Trabalhadores, o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, considera a aproximação com grupo do ex-governador Zeca do PT, como algo importante para a classe do Agronegócio. "Cabe a mim fazer a ponte para um debate que pode ser produtivo para os dois lados", justifica.

Os resultados da conversa, avalia Maia, já são sentidos, com a defesa, por exemplo, dos direitos dos fazendeiros na polêmica sobre a demarcação de terras indígenas. "Depois que começamos a conversar, ontem eu li declarações do senador Delcídio, falando da importância da indenização dos produtores pela terá nua, uma reivindicação nossa", lembra.

Foi ele quem articulou a reunião ontem, na casa do ex-senador Lúdio Coelho. Na ocasião, um dos mais fortes nomes do setor político e rural de Mato Grosso do Sul conversou com o senador Delcídio Amaral e Zeca do PT sobre a possibilidade de apoio à candidatura própria do PT em 2010.

Sobre a coerência na união de discursos por muitas vezes opostos, como os que envolvem reforma agrária e questão indígena, Francisco Maia argumenta que "Por mais que existam divergências históricas, algum dia elas têm de acabar".

Apesar da defesa das negociações com o PT,que envolvem,inclusive, a vaga de vice na chapa de Zeca para um ruralista, o presidente da Acrissul diz que as negociações são muito preliminares ainda. "O André (Puccinelli) não conversa com o PT? Porque nós também não podemos?"

Ele reforça que a intenção é colocar em debate questões fundamentais para a categoria, como a defasagem preços dos produtos e a alta carga tributária.

"Nessas primeiras conversas com o ex-governador já senti que sobre esses assuntos falamos na mesma língua", comenta. "A Acrissul não tem partido, o que a gente quer é desobstruir qualquer canal que prejudique o entendimento."

Sobre possível rejeição dentro da classe produtora e da militância do PT em relação a aliança, Francisco Maia aconselha.

"Temos de ter maturidade política para esquecer paixões. Nesse mundo hoje, não existe mais ideologia, só bandeiras que hoje são maiores inimigas nossos, como a questão dos tributos. O Zeca manifestou interesse de desonerar o setor, isso é importante"

Nos siga no Google Notícias