ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Presidente da Câmara cancela votação da “PEC da Vingança”

A proposta será analisada nesta quarta-feira (20) a partir das 12h55

Adriano Fernandes | 19/10/2021 20:52
Sessão do Plenário da Câmara dos Deputados. (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Sessão do Plenário da Câmara dos Deputados. (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), cancelou a sessão plenária que votaria a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que muda a composição do Conselho Nacional do Ministério Público, nesta terça-feira (19). A proposta, que ganhou o apelido de “PEC da Vingança”, será analisada nesta quarta-feira (20) a partir das 12h55 (MS). Esta é a segunda vez que a votação é adiada.

Nesta segunda-feira, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defendeu a votação da PEC. Segundo ele, a proposta dá paridade e igualdade entre representantes da sociedade civil e do Ministério Públicono conselho. O projeto, no entanto, é criticado pelos membros do MP que alegam a perda de autonomia do órgão.

Os parlamentares já concluíram a fase de discussão do parecer do relator da PEC, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA). Segundo o texto, o CNMP terá 17 integrantes (ante os atuais 14), sendo 5 indicados ou eleitos pelo Poder Legislativo (hoje são 2). O mandato dos integrantes continuará a ser de dois anos, permitida uma recondução, e cada indicado precisará passar por sabatina no Senado.

Entre outros pontos, o texto do relator também exige que o Ministério Público crie, em 120 dias, um código de ética que vise combater abusos e desvios de seus integrantes, dentre outros pontos. Para a aprovação de uma PEC, são necessários pelo menos 308 votos no Plenário da Câmara, em dois turnos. A proposta teve sua admissibilidade aprovada em maio pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Nos siga no Google Notícias