ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Política

Presidente da OAB condena posse imediata de suplentes

Redação | 24/09/2009 10:35

O presidente nacional da OAB, Cézar Britto, condenou nesta manhã a posse imediata dos suplentes de vereadores.

Mesmo com a promulgação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional), que prevê o redimensionamento das vagas e é retroativa às eleições de 2008, ele entende que a regra só deveria ser aplicada em 2012.

"A vantagem acaba quando se quer implementar agora. A vantagem é para 2012. Se pra agora fosse estabeleceríamos um precedente perigoso para a democracia, que é revogar o principio da anterioridade da lei eleitoral", declarou, durante entrevista ao Campo Grande News.

Ele acredita que o Judiciário terá de se manifestar a respeito, já que se a regra for aplicada agora, alguns vereadores em atuação poderão perder seus mandatos.

O presidente da OAB destacou, porém, pontos positivos da PEC, dentre eles a valorização do parlamento municipal e o não aumento de despesa de custeio, "velho hábito na política brasileira".

De acordo com Cezar Britto a redução de vagas imposta anteriormente não fez com que o dinheiro economizado retornasse ao erário.

"Essa verba era gasta com assessores e cargos em comissão", disse.

O presidente da Ordem anunciou que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso a Justiça Eleitoral comece a dar posse aos suplentes.

Reforma eleitoral

Nos siga no Google Notícias