ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Presidente da OAB sai de reunião polêmica sem falar com a imprensa

Lidiane Kober | 28/03/2014 19:00
Presidente da OAB nomeou novo conselheiro e decisão foi aprovada por diretoria que ainda não existia
Presidente da OAB nomeou novo conselheiro e decisão foi aprovada por diretoria que ainda não existia

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) seccional de Mato Grosso do Sul, Julio Cesar Souza Rodrigues, saiu de reunião polêmica e a portas fechadas sem falar com a imprensa. O encontro durou 3h50min e, apesar da espera, o presidente afirmou só se manifestar por nota a ser publicada no site da Ordem.

“Só vou me manifestar por nota”, declarou Julio Cesar, ignorando o apelo da imprensa, que aguardou desde o início da reunião por uma entrevista. O objetivo era ouvir o presidente sobre decisões tomadas na véspera da reunião desta sexta-feira (28), mesmo sem diretoria para avalizá-las.

Com a renúncia de mais da metade do conselho da OAB, ele precisava de pelo menos mais um integrante para garantir quórum e nomear nova direção. Neste sentido, ontem indicou Dante Rodrigues Leite da Costa como “conselheiro provisório”. A decisão foi assinada pelos novos integrantes da diretoria, apesar de o conselho ter referendado a escolha apenas na reunião de hoje.

“Ele foi convocado e não nomeado”, alegou o atual vice-presidente da OAB, José Belga Assis Trad. O documento assinado, inclusive por, no entanto, não fala em convocação e usa claramente o termo nomeação. “Independentemente disso, teve quórum, só te falo isso”, encerrou o novo integrante da diretoria da Ordem.

A afirmação leva em conta outra medida polêmica adotada por Julio Cesar. Alegando dispositivo do Regimento Interno da OAB, ele considerou dois conselheiros federais como parte do conselho para garantir o quórum. Adversários alegam que a dupla não teria direito a voto no conselho estadual e sim no nacional, onde integram o quadro.

Nas portarias editadas ontem, além de José Belga, o presidente da OAB nomeou Gustavo Tolentino (secretário-geral), Diego Nemo Marcondes (Tesoureiro) e Luiz Carlos Saldanha (secretário-adjunto).

Nos siga no Google Notícias