A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

28/03/2014 19:00

Presidente da OAB sai de reunião polêmica sem falar com a imprensa

Lidiane Kober
Presidente da OAB nomeou novo conselheiro e decisão foi aprovada por diretoria que ainda não existiaPresidente da OAB nomeou novo conselheiro e decisão foi aprovada por diretoria que ainda não existia

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) seccional de Mato Grosso do Sul, Julio Cesar Souza Rodrigues, saiu de reunião polêmica e a portas fechadas sem falar com a imprensa. O encontro durou 3h50min e, apesar da espera, o presidente afirmou só se manifestar por nota a ser publicada no site da Ordem.

“Só vou me manifestar por nota”, declarou Julio Cesar, ignorando o apelo da imprensa, que aguardou desde o início da reunião por uma entrevista. O objetivo era ouvir o presidente sobre decisões tomadas na véspera da reunião desta sexta-feira (28), mesmo sem diretoria para avalizá-las.

Com a renúncia de mais da metade do conselho da OAB, ele precisava de pelo menos mais um integrante para garantir quórum e nomear nova direção. Neste sentido, ontem indicou Dante Rodrigues Leite da Costa como “conselheiro provisório”. A decisão foi assinada pelos novos integrantes da diretoria, apesar de o conselho ter referendado a escolha apenas na reunião de hoje.

“Ele foi convocado e não nomeado”, alegou o atual vice-presidente da OAB, José Belga Assis Trad. O documento assinado, inclusive por, no entanto, não fala em convocação e usa claramente o termo nomeação. “Independentemente disso, teve quórum, só te falo isso”, encerrou o novo integrante da diretoria da Ordem.

A afirmação leva em conta outra medida polêmica adotada por Julio Cesar. Alegando dispositivo do Regimento Interno da OAB, ele considerou dois conselheiros federais como parte do conselho para garantir o quórum. Adversários alegam que a dupla não teria direito a voto no conselho estadual e sim no nacional, onde integram o quadro.

Nas portarias editadas ontem, além de José Belga, o presidente da OAB nomeou Gustavo Tolentino (secretário-geral), Diego Nemo Marcondes (Tesoureiro) e Luiz Carlos Saldanha (secretário-adjunto).



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions