ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Presidente Dilma sanciona projeto de lei do Simples Nacional nesta quinta-feira

Alan Diógenes | 06/08/2014 22:40

O projeto de lei que atualiza o Simples Nacional terá seu dia decisivo nesta quinta-feira (7), quando será sancionado pela presidente Dilma Rousseff (PT). O texto permite a entrada de mais de 140 atividades ligadas à área de serviços no regime tributário voltado às micro e pequenas empresas.

Conforme estimativas do Sebrae, mais de 450 mil empresas serão beneficiadas com a medida a partir de 2015. A partir do ano que vem, um faturamento anual de até R$ 3,6 milhões passa a ser a única condição para a inscrição no sistema. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, 100 mil empresas já são beneficiadas pelo Simples Nacional.

Caso o texto seja aprovado por unanimidade na Câmara e no Senado e receba o aval de Dilma, em 2015 já poderão ingressar no Simples empresas ligadas às áreas de medicina, veterinária, odontologia, psicologia, fisioterapia, advocacia corretagem, jornalismo e publicidade, entre outras.

Com exceção das atividades ligadas à advocacia, corretagem de seguros e imóveis e fisioterapia, as demais serão tributadas com base numa nova tabela, com alíquotas que variam de 16,93% a 22,45%. Advogados, corretores e fisioterapeutas conseguiram modificar o texto e serão enquadrados nas tabelas já existentes do Simples Nacional. Com isso, terão um custo tributário menor.

As atividades ligadas à fisioterapia e corretagem de seguros e de imóveis, por exemplo, saíram da tabela seis e vão para a tabela três, de menor valor dentre as do setor de serviços, com alíquotas que variam de 6% a 17,42%. Já os serviços de advocacia foram incluídos na tabela quatro.

O projeto traz ainda alterações que visam reduzir a burocracia. Uma das novidades nesse campo é a criação de um cadastro nacional único. Com isso, o processo de obtenção das inscrições para a abertura de uma empresa será unificado, evitando a dificuldade dos empresários em procurar várias repartições da União, Estados e municípios para iniciar a sua atividade.

O texto também retira a obrigatoriedade de todas as empresas apresentarem certidões negativas de débitos tributários para obter a baixa dos seus registros e cadastros na Junta Comercial e nos fiscos. A baixa de registro e das inscrições serão feitas imediatamente após o encerramento das operações.

Nos siga no Google Notícias