A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 24 de Março de 2019

28/10/2018 17:33

Presidente do TRE diz que eleitor aprendeu a votar, por isso 2º turno tranquilo

Balanço é de etapa cumprida sem maiores problemas no Estado, apesar de 11 ocorrências

Humberto Marques e Leonardo Rocha
Presidente do TRE diz que eleitor aprendeu a votar, por isso 2º turno tranquilo
Policiais do Batalhão de Choque ajudam na segurança do TRE que, no início desta tarde, registra movimento típico. (Foto: Kísie Ainoã)Policiais do Batalhão de Choque ajudam na segurança do TRE que, no início desta tarde, registra movimento típico. (Foto: Kísie Ainoã)

Em um domingo (28) de votação tranquila no segundo turno das eleições em Mato Grosso do Sul, o presidente em exercício do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral do Estado), o desembargador João Maria Lós, prevê que a apuração deve ser concluída até às 19h.

Lós comemorou o fato de a votação ocorrer sem grandes problemas, principalmente, quanto a segurança das urnas. “A eleição foi tranquila. O processo ocorreu com lisura, em nenhuma polêmica em relação à segurança das urnas eletrônicas”, afirmou.

Segundo o presidente do TRE, o eleitor esta mais madura no processo de votação. “Aprendeu que precisa esperar a fotografia do candidato aparecer nas urnas. Isso mostrou que há muita confiança nos equipamentos”.

Os comentários do magistrado se referem aos questionamentos, no primeiro turno, envolvendo supostas anulações de votos. Eleitores de alguns candidatos apontaram que o processo eleitoral havia se finalizado sem que vissem a foto do seu escolhido. 

Policiais militares, bombeiros e do Batalhão de Choque fazem a segurança no TRE, onde estão alguns cabos eleitorais de Reinaldo Azambuja (PSDB) e Odilon de Oliveira (PDT). Já os candidatos acompanham a apuração de casa.

O desembargador ainda comentou as 11 ocorrências registradas no processo eleitoral –conforme dados contabilizados até as 16h30. “A maioria dos casos é de pessoas que tiraram fotos das urnas e vão responder aos processos”, afirmou. Lós destacou que houve reforço de juízes eleitorais e policiais, bem como o remanejamento de eleitores, “para que a votação no segundo turno fosse mais segura do que no primeiro”.

Presidente do TRE diz que eleitor aprendeu a votar, por isso 2º turno tranquilo


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions