ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Política

Presidente do TSE avalia que eleição corre com tranquilidade em todo o país

Mariana Jungmann, da Agência Brasil | 07/10/2012 13:27
Carmém Lucia, presidente do TSE: tranquilidade nas eleições. (Foto: Agência Brasil)
Carmém Lucia, presidente do TSE: tranquilidade nas eleições. (Foto: Agência Brasil)

As eleições de prefeitos e vereadores em todo o país transcorrem com tranquilidade, disse a presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmén Lúcia, ao fazer um balanço à tarde, na metade do período de votação.

“Em todos os 26 estados não há informações de qualquer irregularidade. Está tudo dentro da normalidade, o eleitor está indo às ruas e manifestando seu voto com grande tranquilidade”, acrescentou.

De acordo com a ministra, até a metade do período de votação, por volta das 12h30, o número de urnas que precisaram ser trocadas era metade do que foi necessário na última eleição, em 2010. O número de prisões, também, segundo ela, era “irrelevante”.

Cármen Lúcia lembrou que os eleitores que não votarem e não justificarem a ausência não poderão obter a declaração de que estão em dia com a Justiça Eleitoral. Isso pode representar transtornos posteriormente, uma vez que a quitação eleitoral é requisito para diversas atividades, como por exemplo ser contratado para o serviço público.

“Mas o eleitor brasileiro é muito participante, o número de pessoas que não votam e não justificam é muito diminuto”, ponderou.

Mais de 138 milhões de brasileiros estão indo às urnas hoje para eleger os prefeitos e vereadores dos 5,5 mil municípios do país. As sessões de votação estarão abertas até as 17h. A expectativa é que o resultado das eleições seja divulgado na maior parte das cidades até as 22h.

Nos siga no Google Notícias