ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Política

Primeiro "abacaxi" da CCJ será PEC do Tribunal de Contas

Redação | 12/02/2009 11:58

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) vai iniciar os trabalhos deste ano na próxima terça-feira (17), às 14 horas, com um "abacaxi" na fila de votações: a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do deputado Rinaldo Modesto (PSDB) que pode beneficiar o procurador Ronaldo Chadid na escolha do próximo conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

A proposta de emenda altera a Constituição, no inciso que trata da indicação para a ocupação da sexta e da sétima vagas do TCE. Pela proposta, o primeiro a ser indicado deverá ser um representante do Ministério Público Especial; o segundo será um auditor.

Rinaldo argumentou que a ordem de indicação estabelecida em sua proposta segue a data de realização dos concursos. A seleção para procurador do Ministério Público Especial ocorreu em 1989. O concurso para auditor foi realizado dois anos depois.

A escolha dos conselheiros passa pelo governador André Puccinelli, que escolhe o nome entre três indicados pelo TCE.

A Constituição Estadual também estabelece que a escolha dos membros do Ministério Público Especial e auditores do Estado, indicados em lista tríplice organizada pelo TCE, deve obedecer aos critérios de antiguidade e merecimento.

Neste caso, levam vantagem os procuradores José Aêdo Camillo e Terto de Moraes Valente, ambos com 19 anos no cargo. O critério de desempate, que leva em conta o tempo de serviço no Poder Público, favorece Aêdo, que tem 32 anos no serviço público, contra 28 de Terto.

Dos procuradores que atendem aos requisitos constitucionais para ocupar o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas, Ronaldo Chadid seria o último colocado, com 17 anos no cargo e 24 trabalhando no Poder Público.

O conselheiro Manfredo Alves Corrêa não está apto para disputar a vaga, já que tem mais de 65 anos, e João Antonio de Oliveira Martins Junior, de 54 anos, não manifestou vontade de entrar na disputa.

Os procuradores que concorrem ao cargo são Iran Coelho das Neves e Joaquim Martins de Araújo Filho.

Trabalho - Além dessa votação, a CCJR já conta com outros cinco projetos de lei - nenhum deles do Poder Execitivo -, um decreto e o veto ao projeto de lei do novo presidente da comissão, Junior Mochi (PMDB), que cria um Conselho de Fiscalização dos Critérios para o rateio do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) entre os municípios.

O conselho foi o que sobrou de um projeto ainda mais audacioso, o de uma nova partilha de ICMS entre os municípios.

Publicado no Diário Oficial do dia 13 de janeiro, o veto traz a justificativa do governador André Puccinelli de que a criação da comissão ocorre em conflito de competência e inconstitucionalidade. Conforme a mensagem anexa ao veto, somente o Executivo teria atribuição para criar o conselho. Já à imprensa, Puccinelli declarou que o projeto foi vetado porque não tinha, no entendimento dele, "nenhuma importância".

Mochi antecipou que Reinaldo Azambuja (PSDB) será o relator do veto. No ano passado, Azambuja foi o responsável por analisar o projeto na comissão. A justificativa de Mochi é de que o deputado tucano já estudou bastante o assunto.

Nos siga no Google Notícias