ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Política

Professores iniciam campanha para prefeito vetar "lei da mordaça"

Antonio Marques | 02/04/2016 10:47
O presidente da ACP, Lucílio Nobre, vai se reunir na segunda-feira com o presidente da Fetems para definir detalhes de uma campanha contra a lei da mordaça (Foto: Marcos Ermínio)
O presidente da ACP, Lucílio Nobre, vai se reunir na segunda-feira com o presidente da Fetems para definir detalhes de uma campanha contra a lei da mordaça (Foto: Marcos Ermínio)

“Inadmissível” foi a palavra utilizada pelo presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), Lucílio Nobre, sobre o projeto de lei aprovado quinta-feira (31) na Câmara Municipal que proíbe o professor de falar de política, religião e sexualidade nas escolas. Os professores vão se unir para combater o que consideram uma atitude ditatorial e de autodefesa dos vereadores. Vão pedir que o prefeito, Alcides Bernal (PP), vete o projeto.

O dirigente sindical disse que já marcou reunião, na segunda-feira (4), com o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Roberto Botareli, para preparar uma campanha na tentativa de fazer Bernal vetar o projeto. “Temos que agir em conjunto contra esse tipo de projeto antidemocrático e antissocial”, comentou Lucílio Nobre.

O presidente da Fetems foi ainda mais crítico e considera o projeto de lei, de autoria do vereador Paulo Siufi (PMDB), uma tentativa de implantação do AI-5 (Ato Inconstitucional 5) na Capital, “onde o educador não pode falar sobre a corrupção na política e dos problemas sociais que existem”. Para ele, a questão da sexualidade está exposta diariamente nas telenovelas brasileiras em todos os horários e ninguém combate o excesso, “mas o professor não pode tratar o assunto em sala de aula”, questiona Botareli.

Segundo o dirigente da Fetems, 23 vereadores são suspeitos de envolvimento em escândalos de corrupção, como apontou as operações Coffee Break e a Lama Asfáltica, investigadas pelo MPE (Ministério Público Estadual), MPF (Ministério Público Federal) e Polícia Federal. “Agora eles não querem que os professores falem do assunto com os alunos. É uma medida para se auto protegerem”, afirma.

“Os vereadores deveriam aprovar um projeto que previsse a renúncia imediata em caso de serem denunciados em escândalos de corrupção em vez de tentar proibir os professores a denunciarem os fatos”, comentou Botarelli, acrescentando que na reunião com a ACP vai ser deliberada uma campanha pelo veto da lei. “Vamos pedir uma reunião com o prefeito para solicitar que ele vete a lei”, revelou ele.

Lucílio garante que a categoria vai se mobilizar para cobrar o veto. Em seguida, vão até a Câmara para que os parlamentares mantenham a decisão do prefeito, que eles acreditam que vai vetar o projeto.

O vereador Eduardo Romero (Rede) que, junto com Luiza Ribeiro (PPS), votou contra a aprovação, considera o projeto “extremamente radical e um retrocesso” no processo democrático do País. “Votei contra, pois defendo a democracia, pluralidade e o estado laico”, declarou.

Romero, que é educador, destaca que a educação deve ser libertadora e transformadora. “Só podemos interagir ou mudar a realidade a partir do momento que a conhecemos, participamos e a reconhecemos”, lembra.

Para ele, o projeto é um tanto ditatorial porque proíbe aos professores a tratar de temas tão importantes, como religião, sexualidade e a política. Romero destaca que nenhum professor tem amparo legal para debater partido, fé especifica ou orientação especifica do ponto de vista sexual.
“Não é isso que estamos defendendo e sim a liberdade para que o professor possa educar”, comenta.

Romero diz que o projeto quer cercear o professor do direito da educação e “querem transformar a sociedade em robôs, pessoas sem a capacidade de pensar, que as vezes podem fazer boas contas de matemática, mas não entender o contexto da sociedade em que vive”, observou

Segundo Eduardo Romero, a classe política não pode tomar decisões pensando em resultado eleitoral, “ela a precisa tomar decisões pensando em políticas públicas para toda a sociedade”, afirma.

AI-5 - O Ato Institucional nº 5, AI-5, baixado em 13 de dezembro de 1968, durante o governo do general Costa e Silva, foi a expressão mais acabada da ditadura militar brasileira (1964-1985). Vigorou até dezembro de 1978 e produziu um elenco de ações arbitrárias de efeitos duradouros. Definiu o momento mais duro do regime, dando poder de exceção aos governantes para punir arbitrariamente os que fossem inimigos do regime ou como tal considerados.

O ano de 1968, "o ano que não acabou", ficou marcado na história mundial e na do Brasil como um momento de grande contestação da política e dos costumes. O movimento estudantil celebrizou-se como protesto dos jovens contra a política tradicional, mas principalmente como demanda por novas liberdades. O radicalismo jovem pode ser bem expresso no lema "é proibido proibir".

Nos siga no Google Notícias