Programa quer prevenir doenças ocupacionais em educadores no MS
Projeto prevê palestras, exames periódicos e sessões de exercícios durante o dia de trabalho

O projeto do deputado Maurício Picarelli (PSDB) quer criar um programa de prevenção à doenças ocupacionais aos educadores e profissionais que trabalham neste setor. A intenção é uma série de ações para orientar estes trabalhadores, com promoção de exercícios durante os intervalos das aulas.
A proposta define como doenças ocupacionais aqueles que são decorrentes do exercício profissional do educador, como problemas de coluna, alérgicos, oftalmológicos, de voz, Síndrome de Burnot, assim como casos envolvendo a questão emocional do trabalhador.
Este programa terá palestras informativas sobre a prevenção desta doenças, promoção de exercícios ao longo do dia de trabalho, principalmente nos intervalos das aulas, assim como a realização de exames periódicos destes profissionais. Caberá as secretarias de Educação e Saúde, fazerem o custeio e a coordenação para colocar esta iniciativa em prática.
“É importante a existência da semana específica para atenção a esse assunto, mas devido ao elevado índice de profissionais acometidos por doenças ocupacionais, fez-se necessária a instituição de um programa permanente de prevenção”, explicou o autor. O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado em plenário pelos deputados.