ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Projeto prevê ações e regras para evitar doenças em professores

Mayara Bueno | 20/05/2017 17:26
Assembleia Legislativa de MS. (Foto: Arquivo).
Assembleia Legislativa de MS. (Foto: Arquivo).

Projeto de lei prevê regras e ações nas instituições de ensino de Mato Grosso do Sul para prevenir doenças ocupacionais, como dor na coluna e estresse crônico. A proposta foi apresentada na Assembleia Legislativa do Estado.

Se aprovado, a direção terá de informar e esclarecer os profissionais e professores sobre o risco de doenças decorrentes do exercício profissional. Também deve orientar sobre os métodos e formar de prevenção.

“Alguns estudos apontam a ocorrência comum de doenças relacionadas ao exercício da profissão, como dor na coluna, alergia, problemas com a voz, assédio moral e estresse crônico. A Organização Mundial da Saúde prevê que até 2020 a depressão será a segunda maior causa da incapacitação para o trabalho", traz a justificativa.

Neste caso, o governo do Estado ficará responsável por elaborar as diretrizes e instituir um grupo de coordenação, composto por profissionais de saúde, educação e demais especialidades.

Audiência - Na sexta-feira (26), a Assembleia vai discutir depressão por meio de uma audiência pública. Chamada de "Depressão, a doença do Século", a reunião será realizada às 14 horas.  O evento contará com palestras de médicos, psiquiatras e representantes do Sistema Público de Saúde.

Nos siga no Google Notícias