ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Política

Projeto concede folga a servidoras para exame de câncer de mama

Intenção é contribuir para prevenção contra o câncer, abrindo a possibilidade do diagnóstico precoce

Leonardo Rocha | 25/06/2018 08:47
Deputados Junior Mochi (MDB) e Maurício Picarelli (PSDB), autor do projeto (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados Junior Mochi (MDB) e Maurício Picarelli (PSDB), autor do projeto (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

O projeto do deputado Maurício Picarelli (PSDB) permite que servidoras públicas possam ter um dia de folga para realizarem exames de câncer de mama e de colo de útero, ao menos uma vez no ano, como forma de prevenção. Elas precisam apresentar depois o comprovante (exame) no máximo em cinco dias.

A proposta quer estender esta condição para empregadas da iniciativa privada. A justificativa é que um dos fatores que dificultam o tratamento da doença é o estágio avançado em que ela é descoberta, por isso destaca que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

“A recomendação de que as mulheres, desde que apresentem o crescimento das mamas na adolescência, façam o autoexame das mamas, pelo menos uma vez ao mês, preferencialmente no mesmo dia para que se observe o aparecimento de nódulos ou caroços”, destacou o autor.

Estes exames e consultas poderão ser feitos em instituições públicas, privadas ou em consultórios particulares. “Milhares de mulheres descobrem todos os anos que são portadoras de câncer em fase avançada,quando os métodos quimioterápicos ou cirúrgicos já não são mais eficazes”, ponderou. Ele ainda garante que o tema pode ser proposto tanto pela União como os estados.

O projeto segue para as comissões do legislativo, para depois ser votado em plenário pelos deputados. Se for aprovado, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias