A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018

14/06/2018 18:29

Em unidade móvel, detentas passam por exames de colo de útero e mama

Carreta do Hospital do Câncer realizou 80 exames de colo de útero e 54 mamografias.

Anahi Gurgel
Reeducanda durante exame de mama, que foi realizado na carreta móvel do Hospital do Câncer, em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Agepen)Reeducanda durante exame de mama, que foi realizado na carreta móvel do Hospital do Câncer, em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Agepen)

Total de 134 reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” realizaram, na tarde desta quinta-feira (14), em Campo Grade, exames de colo de útero e de mama por meio da unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos. A ação teve o intuito de oferecer diagnóstico precoce e prevenção de doenças. 

A iniciativa foi realizada por meio de um empenho em conjunto entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Hospital do Câncer de Barretos, Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos e 50ª Promotoria de Justiça.

Foram realizados 80 exames preventivos do colo uterino, para detentas entre 25 e 65 anos, e 54 mamografias, para faixa etária entre 40 a 69 anos, atendendo um total de 134 mulheres.

Carreta do Hospital do Câncer atendendo detentas da Capital. (Foto: Divulgação/Agepen)Carreta do Hospital do Câncer atendendo detentas da Capital. (Foto: Divulgação/Agepen)

A carreta possui equipamentos de última geração, que incluem luz de LED para a coleta do preventivo, que detecta até o vírus HPV, e mamógrafo avançado, que emite todos os resultados digitais.

Participaram da ação, quatro profissionais da saúde, sendo duas técnicas em radiologia, uma enfermeira e uma auxiliar administrativa.

Antes dos atendimentos, as detentas passam por entrevistas individuais. A segurança e o acompanhamento da ação foram realizada com suporte de servidores da Agepen, integrantes do Cope (Comando de Operações Penitenciárias) e policiais militares.

Os resultados serão entregues em até 60 dias, em caso de alterações, as custodiadas passam por exames complementares e iniciam o tratamento necessário.

Carreta do Hospital do Câncer de Barretos vai a Bonito no final do mês
A carreta do Hospital do Câncer de Barretos estará em Bonito no próximo dia 31 de maio e nos dias 1º e 4 de junho. Mulheres terão a oportunidade de r...
STF julga medida sobre trabalho artístico de criança e adolescente
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma hoje (26) o julgamento de medida cautelar sobre trabalho artístico para crianças e adolescentes, autorizando ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions