ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Em unidade móvel, detentas passam por exames de colo de útero e mama

Carreta do Hospital do Câncer realizou 80 exames de colo de útero e 54 mamografias.

Anahi Gurgel | 14/06/2018 18:29
Reeducanda durante exame de mama, que foi realizado na carreta móvel do Hospital do Câncer, em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Agepen)
Reeducanda durante exame de mama, que foi realizado na carreta móvel do Hospital do Câncer, em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Agepen)

Total de 134 reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” realizaram, na tarde desta quinta-feira (14), em Campo Grade, exames de colo de útero e de mama por meio da unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos. A ação teve o intuito de oferecer diagnóstico precoce e prevenção de doenças. 

A iniciativa foi realizada por meio de um empenho em conjunto entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Hospital do Câncer de Barretos, Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos e 50ª Promotoria de Justiça.

Foram realizados 80 exames preventivos do colo uterino, para detentas entre 25 e 65 anos, e 54 mamografias, para faixa etária entre 40 a 69 anos, atendendo um total de 134 mulheres.

Carreta do Hospital do Câncer atendendo detentas da Capital. (Foto: Divulgação/Agepen)
Carreta do Hospital do Câncer atendendo detentas da Capital. (Foto: Divulgação/Agepen)

A carreta possui equipamentos de última geração, que incluem luz de LED para a coleta do preventivo, que detecta até o vírus HPV, e mamógrafo avançado, que emite todos os resultados digitais.

Participaram da ação, quatro profissionais da saúde, sendo duas técnicas em radiologia, uma enfermeira e uma auxiliar administrativa.

Antes dos atendimentos, as detentas passam por entrevistas individuais. A segurança e o acompanhamento da ação foram realizada com suporte de servidores da Agepen, integrantes do Cope (Comando de Operações Penitenciárias) e policiais militares.

Os resultados serão entregues em até 60 dias, em caso de alterações, as custodiadas passam por exames complementares e iniciam o tratamento necessário.

Nos siga no Google Notícias