ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Política

Projeto de lei que incluir prevenção ao uso de drogas na grade curricular

Nyelder Rodrigues | 17/02/2016 20:26
Deputado Marcio Fernandes foi quem propôs projeto na Assembleia Legislativa do MS (Foto: divulgação)
Deputado Marcio Fernandes foi quem propôs projeto na Assembleia Legislativa do MS (Foto: divulgação)

Foi apresentada na sessão de hoje (17) da Assembleia Legislativa o projeto de lei que prevê a inclusão do tema "Prevenção ao Uso de Drogas Ilícitas" na grade curricular das escolas da Rede Estadual de Ensino.

De autoria do deputado estadual Marcio Fernandes (PT do B), o projeto visa inserir no tema em diferentes disciplinas, sendo importante exercitar a reflexão sobre as drogas sob óticas sociais, químicas, históricas, entre outros.

"Os jovens passam um tempo significativo de suas vidas no ambiente escolar, local esse privilegiado para ensinar e levar os alunos a reflexão e formação de valores. Seria uma prevenção, acredito que num conjunto de escola, família e igreja é possível salvar muitas vidas", explica o autor do projeto.

Fernandes crê que, como o contato com as drogas normalmente acontece na fase em que se frequenta a escola, o ambiente escolar é propício para uma prevenção primária contra esse mal social.

Base científica - Cada vez mais comuns entre os jovens, conforme apontam os índices, o consumo de drogas é alvo de inúmeras pesquisas que retratam números crescente, principalmente se tratando de estudantes de escolas públicas.

Entre a faixa etária de 10 a 12 anos, 12,7% dos estudantes já usaram algum tipo de droga na vida, sendo 22,6% o total de estudantes que usam drogas nas redes estaduais de ensino.

Esses números são apontados em pesquisa realizada pelo Cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas), com apoio da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), nas 27 capitais brasileiras.

Nos siga no Google Notícias