ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

Projeto de Moka prevê uso de recursos recuperados em educação e saúde

Proposta do senador sul-mato-grossense já teve aval em duas comissões e aguarda parecer da CCJ. Intenção é fortalecer setores vitais que enfrentam dificuldades históricas de caixa

Humberto Marques | 18/01/2018 15:08
Senador sul-mato-grossense quer que verbas recuperadas em ações contra a corrupção sejam destinados a fundos da saúde e educação. (Foto: Divulgação)
Senador sul-mato-grossense quer que verbas recuperadas em ações contra a corrupção sejam destinados a fundos da saúde e educação. (Foto: Divulgação)

Aguarda análise pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado projeto de lei que prevê a destinação para as áreas de Saúde e Educação dos recursos públicos que tenham sido desviados e recuperados por meio de ação judicial. A proposta é de autoria do senador Waldemir Moka (PMDB), e já teve o aval das comissões de Educação, Cultura e Esporte e de Assuntos Sociais da Casa.

Conforme a Agência Senado, a proposta de Moka prevê a divisão igualitária dos recursos para o FNS (Fundo Nacional de Saúde) e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Moka justifica a proposta alegando não ser novidade que “um dos maiores males da administração pública brasileira é a corrupção, mais especificamente o desvio de recursos públicos”.

Para o senador sul-mato-grossense, os valores desviados do erário poderiam ajuda a solucionar satisfatoriamente problemas no caixa da educação e saúde, áreas que mais precisam de dinheiro. No FNS, os recursos seriam destinados conforme a necessidade de cada ente federativo. Já no FNDE, eles ajudariam a financiar programas educacionais da União, Estados e municípios.

Emendas – Ao passar pela CAS, o projeto recebeu emendas, incluindo uma impedindo que os recursos somados ao Fundo Nacional de Saúde sejam não sejam computados no cálculo do montante mínimo a ser aplicado pelo governo federal em ações e serviços públicos do setor.

Relator da matéria na CCJ, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) avalia que a aplicação dos valores desviados e recuperados na saúde e educação é absolutamente “benfazeja”. Porém, ele rejeito alteração sugerida pela Comissão de Educação para que seja divulgada a procedência de verba das ações realizadas com. O relator destacou que o dinheiro se misturaria aos demais recursos dos fundos, não havendo assim, como segregar sua origem no momento da execução.

Nos siga no Google Notícias