ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SÁBADO  10    CAMPO GRANDE 24º

Política

Projeto do PL é reeleição de Riedel, reforça Valdemar Costa Neto

Segundo o presidente nacional do partido, apoio ao governador partiu de Bolsonaro

Por Fernanda Palheta | 09/01/2026 11:40
Projeto do PL é reeleição de Riedel, reforça Valdemar Costa Neto
Presidente do PL, Valdemar Costa Neto no ato de filiação do ex-governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PL), ao lado do governador Eduardo Riedel (PP) (Foto: Marcos Maluf)

Para o presidente nacional do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, o apoio à reeleição do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), é o melhor caminho para o partido no Estado. Em entrevista ao Campo Grande News, na manhã desta sexta-feira (9), Valdemar reiterou que a aliança com o PP (Partido Progressista) partiu do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que o apoio à reeleição do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), é a melhor estratégia para o partido. Em entrevista, ele destacou que a aliança com o PP foi proposta pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e que o PL não apresentará candidato ao governo. Valdemar também mencionou que o ex-governador Reinaldo Azambuja lidera o PL no Estado e que já estão definidos os candidatos para as duas vagas do Senado Federal, sendo um deles o ex-deputado Renan Contar, que possui forte ligação com Bolsonaro.

"Partiu dele [Bolsonaro] esse acordo. E eu acho que foi o que podia acontecer de melhor pro nosso partido, pro PP também, pra todos aí [em Mato Grosso do Sul]", disse. O presidente nacional do PL ressaltou que a construção da aliança contou com o seu apoio, do senador Rogério Marinho (PL), do ex-governador Reinaldo Azambuja (PL), da senadora Tereza Cristina (PP) e do governador Eduardo Riedel.

Valdemar foi categórico ao dizer que o partido não terá candidato ao governo. Ele avalia como natural o desejo de lideranças em disputar as eleições. "Isso é normal, mas nós fizemos um acordo", completou. Ele também apontou que, ao assumir a presidência da Executiva Estadual do PL em setembro do ano passado, o ex-governador Reinaldo Azambuja é quem comanda a legenda em Mato Grosso do Sul.

Chapa fechada - O presidente nacional do PL ainda indicou que o partido já tem os nomes próprios para a disputa das duas vagas do Senado Federal. Segundo ele, não há dúvidas sobre o espaço de Reinaldo na chapa majoritária.

O segundo nome será o do ex-deputado estadual Renan Contar, o Capitão Contar (PL), que se filiou em novembro de 2025. "Contar é muito querido pelo Bolsonaro, e a nossa base é o Bolsonaro. Contar é um candidato ligado diretamente ao Bolsonaro", finalizou.

A declaração do presidente nacional da legenda desmente a insinuação de que ele teria “abençoado” uma eventual candidatura ao governo do estado do deputado federal Marcos Pollon (PL). O parlamentar estaria percorrendo o estado, como pré-candidato, dizendo que tem apoio da família Bolsonaro e que estaria preparando palanque para Flávio Bolsonaro, que se diz candidato à presidência da República.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.