ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Projeto para manutenção do abono deve ser votado até próxima quarta

Votação deve ser feita em acordo de lideranças; governo mantém abono por 12 meses a 37,7 mil servidores do Estado

Silvia Frias e Leonardo Rocha | 23/05/2019 12:25
Em sessão, deputados falaram que abono foi vitória e garante salário melhor a quem ganha menos (Foto/Divulação: Luciana Nassar)
Em sessão, deputados falaram que abono foi vitória e garante salário melhor a quem ganha menos (Foto/Divulação: Luciana Nassar)

A votação do projeto do Executivo que prevê o pagamento de abono aos servidores até 2020 deverá ocorrer entre terça e quarta-feira, na Assembleia Legislativa. Na sessão de hoje, os parlamentares defenderam a dilação desse prazo, que acabaria em junho.

Ontem, os secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Roberto Hashioka (Administração) apresentaram aos deputados estaduais o projeto que mantém o pagamento do abono de R$ 100 a R$ 200 a 37,7 mil servidores do Estado. Em abril, o governo chegou a anunciar que o repasse seria cortado, em decorrência de dificuldades financeiras.

Em sessão, a maioria dos deputados avaliou que a manutenção do abono é vantajosa para quem ganha menos, já que representa um aporte salarial.

O deputado Márcio Fernandes (MDB) disse que a manutenção do abono foi importante. Marçal Filho (PSDB) disse que cabe às categorias e o governo a continuidade da discussão de melhorias, caso a caso. Ele lembrou a fala do governo de que o reajuste linear não seria possível nesse momento.

Para o deputado Gerson Claro (PP), o governo mostrou em números a incapacidade financeira de conceder o reajuste, o que infringiria a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), podendo até trazer punições ao Estado. “A permanência do abono foi uma ação de segurança”, disse.

A intenção é votar o projeto até quarta-feira, antes mesmo da sessão da CCJR (Comissão de Constituição de Justiça e Redação), já que um acordo de lideranças permitiria o aval à proposta e votação nas sessões antecedentes.

Nos siga no Google Notícias