ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Política

Projeto permite que grávida remarque prova física em concursos

Proposta apresentada na Assembleia, será votada em breve pelos deputados estaduais

Leonardo Rocha | 07/07/2019 16:35
Prova física da polícia militar e bombeiros no Parque dos Poderes (Foto: Arquivo)
Prova física da polícia militar e bombeiros no Parque dos Poderes (Foto: Arquivo)

O projeto apresentado na Assembleia permite que a mulher que esteja grávida possa remarcar seu exame de aptidão física, em concursos públicos da área de segurança pública. A nova data para realização da avaliação poderá ser diferente do edital lançado para o certame.

O autor do projeto, Evander Vendramini (PP), disse que a intenção é dar o devido tratamento às gestantes, por estar em uma condição diferente. “O candidato deve estar bem preparado para realizar os exercícios e é preciso tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais”, justifica.

A proposta ainda prevê que tal benefício deve ser comprovado com documento, declaração de profissional médico e exame laboratorial. Na remarcação do exame, caberá a banca realizadora do concurso definir o dia, local e horário, em prazo não inferior a 30 dias e não superior a 90 (dias) após o término da gravidez.

Se for comprovada falsidade nos documentos apresentados, a candidata será excluída do concurso, e ainda terá que ressarcir as despesas da entidade, assim como anulação de ato de posse e de todos os valores recebidos. Neste contexto também haverá sanções cíveis e criminais.

A matéria segue para análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), que fará a análise da legalidade da proposta. Depois ela segue para ser votada no plenário e caso seja aprovada, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias